Coimbra Região Gastronómica "foi um verdadeiro sucesso"
«Foi um verdadeiro sucesso». Sem hesitar, foi desta forma que Hugo Francisco, da Portugal Green Travel, definiu a 1.ª edição do evento Coimbra Região Gastronómica, que, desde sábado até hoje, reuniu mais de 100 empresas, cerca de 50 chefs de cozinha e produtores no Convento São Francisco.
«Ontem, o ambiente vivido aqui nesta sala parecia um evento que já tinha 10 anos. Famílias com crianças, os produtores interagindo com os nossos visitantes, os restaurantes satisfeitos, grande ambiente, uma "vibe" intensa fantástica em Coimbra, num sítio absolutamente extraordinário. Uma visitação muito intensa durante os três dias», referiu, elogiando a adesão ao festival gastronómico.
«Vou acrescentar uma coisa: isto não está a terminar hoje. Está a começar hoje a nova Coimbra gastronómica», salientou Paulo Queirós, do restaurante Cordel Maneirista, também na organização do evento, ao acrescentar que «este foi o ano zero». «A partir daqui tudo vai mudar», reforçou.
Bruno Vale, da Navega Vale, não tem dúvidas de que «houve um enorme abraço de toda a gente». «Como diz o chef Paulo Queirós, há aqui um momento de viragem na atitude em relação à gastronomia», acrescentou.
«Como ano zero, primeiro foi preciso envolver os vários agentes, convidar os produtores e vencer aqui alguma entropia, alguma resistência inicial, se será que vai acontecer, se será que não vai. Portanto, em tempo que conseguimos, realizámos e fizemos, há muitos produtores que se podem juntar, muitas outras empresas, muitas outras marcas para representar a gastronomia da região e para cada vez mais consolidarmos a marca, o destino turístico e a região», continuou João Ramos, igualmente da Portugal Green Travel), estimando que, nestes três dias, cerca de 5 mil pessoas possam ter experienciado as múltiplas vertentes do Coimbra Região Gastronómica.