Lousã e Mira distinguidos nos prémios BUPi 2023
Os municípios da Lousã e de Mira foram distinguidos na cerimónia de entrega dos “Prémios BUPi 2023” pelas Boas Práticas de Atendimento e pela Boas Práticas de Proximidade, respetivamente. A sessão, promovida pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), que decorreu hoje no Convento de São Francisco, em Coimbra. Já Góis recebeu uma Menção Honrosa pela Boas Práticas de Proximidade e Pombal alcançou o segundo lugar de município que georreferenciou mais matrizes em 2023.
Na sessão de abertura do evento, Carla Mendonça explicou que o BUPi - Balcão Único do Prédio surgiu para «resolver um problema estrutural do país», ou seja, para «colmatar a ausência de informação cadastral e conhecer o território de forma tendencialmente inovadora». Todavia, sublinhou a coordenada da Estrutura de Missão, na implementação do projeto os intervenientes sentiram que, cada vez mais, «o BUPi está também a servir para preservar a memória e para ligar as pessoas às suas propriedades»
Por isso, referiu, o BUPi não é apenas uma «plataforma onde os proprietários podem identificar a sua propriedade e proceder ao registo da sua titularidade, de forma simples e gratuita, não é apenas uma ferramenta para resolver problemas técnicos ou administrativos, é uma ponte entre o passado e o futuro». «É um instrumento que conecta as pessoas à sua história e às suas raízes», sintetizou.