Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

António Sala em Coimbra para espetáculo solidário com a ACERSI

60 anos da história do comunicador serão contados dia 7 no Convento São Francisco

O Convento São Francisco acolhe no próximo dia 7 de dezembro um espetáculo muito especial. Primeiro, porque traz a Coimbra a história dos 60 anos de António Sala, que o conhecido locutor de rádio estreou no Casino do Estoril e que agora anda a percorrer o país para contar «a história de um comunicador».

Depois, porque inclui uma atuação da conhecida banda de Coimbra, os Anaquim. Mas, principalmente porque é um espetáculo de Natal solidário, a favor da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI).

«Será um momento muito bonito», afirma ao Diário de Coimbra Teresa Sousa, da ACERSI, sublinhando o quanto é importante para uma instituição de solidariedade social como esta contar com donativos e o apoio de iniciativas como esta, «fundamentais» para que a associação possa continuar a ter porta aberta para todos quantos precisam de ajuda (e são cada vez mais) e a desenvolver alguns projetos sociais, principalmente junto da população sénior.

Aliás, o apoio financeiro que sair deste espetáculo, marcado para as 21h30, e com bilhetes a custar 15 euros, tem fins muito bem definidos, afiança a responsável. A começar por algumas obras e reparações necessárias no edifício sede da ACERSI, no Terreiro do Mendonça, na Baixa de Coimbra, que, «sendo secular» está sempre a precisar de manutenção. Só a cozinha, onde são confecionadas mais de 600 refeições diárias, necessita de intervenção no valor de cerca de 30 mil euros, adianta Teresa Sousa.

Outro dos grandes objetivos da ACERSI, para o qual o espetáculo de dia 7 poderá ser uma grande ajuda é a reativação das Oficinas D’Os Avós, um projeto apoiado pelo BPI La Caixa, interrompido há um ano por falta de um espaço onde possa ser desenvolvido e que a associação gostaria de reativar. «Trata-se de oficinas de informática ou de costura, de um projeto de promoção do envelhecimento ativo e de alternativa a outras valências, que também temos, de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, com bastante aceitação por parte dos utentes, mas que tivemos de desativar porque funcionava num espaço cedido, que tivemos de deixar», explica Teresa Sousa.

O espetáculo solidário é resultado de uma relação de amizade que a ACERSI tem com a Academia de Música de Coimbra, e que leva até palco António Sala, mas também outros músicos e atores (a maioria de Coimbra), que ajudarão a contar a história do comunicador, como é o caso de Paulo Ribeiro, Diogo Carvalho, Maria Inês Graça, David de Almeida, Pedro Ferreira e a Banda Despertar, mas também os Anaquim e a AtrapalhArte – Produções Teatrais.

Se não for, de todo possível estar presente, saiba que pode ajudar a ACERSI de outras formas. «Pode tornar-se sócio ou voluntário ou fazer um donativo», confirma Teresa Sousa. O IBAN para donativos é PT50 0035 0255 00097763232 73. No entanto, todas as informações estão disponíveis www.acersi.pt.

Dezembro 1, 2024 . 07:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right