Areaclientedc
Última Hora
Pub

Alvoco das Várzeas é “especial pelas pessoas que lhe dão vida”

Atribuídas medalhas de mérito e honra no primeiro Dia da Freguesia

O 30 de novembro ganha agora outro significado para os alvocenses. O último dia do mês de novembro passa a ser de reconhecimento do passado, de celebração do presente e de perspetivar o futuro. Foi com este propósito que a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital) instituiu o Dia da Freguesia e, nele, atribuir medalhas de mérito e honra a quem vive, defende e sente Alvoco.

A «mover-se para o futuro», esta freguesia do concelho de Oliveira do Hospital traz na bagagem «desafios» que, com «poucos recursos», mas com o empenho dos cerca de 300 habitantes, conseguem ser ultrapassados e colocar Alvoco das Várzeas no mapa. Para isso contribui a resiliência dos alvocenses, também o património histórico aliado, claro, à «paisagem soberba».

«Alvoco das Várzeas é especial. Não só pela sua beleza natural ou pelo seu património mas, acima de tudo, pelas pessoas que lhe dão vida», referiu na ocasião a presidente da Junta de Freguesia. Para Cátia Alves, Alvoco «é uma terra pequena, mas de coração enorme», cuja sua «história foi construída por mãos calejadas, mas também por sonhos por se concretizar». Ainda que pareça «difícil» crescer, Alvoco «é uma freguesia inquieta, viva e em constante movimento». Prova disso são as inúmeras atividades que por ali se desenvolvem como é o caso do Arraial Social, Interiorizar, Alvoco Iluminado, o próprio Dia da Freguesia e a criação da marca Visite Alvoco das Várzeas. O «caminho nunca foi fácil» mas, perante «gente resiliente», «sempre foi feito com amor, dedicação e união». Desta forma, o executivo liderado por Cátia Alves lança o apelo: «Não deixemos que Alvoco se apague». Apesar de ter uma população envelhecida, o envolvimento dos mais novos tem sido notório. A autarca acredita que «a juventude é a ponte entre gerações e que esse é o segredo para o futuro” da freguesia». Exemplo desse envolvimento da juventude é João Miguel Pais, secretário da junta, que fala de Alvoco com emoção e orgulho. É um dos rostos que tem defendido e levado o nome de Alvoco das Várzeas mais longe. Para o jovem, o associativismo em crescente tem sido «a locomotiva» da freguesia. «Feita de pessoas que acreditam», Alvoco «vai continuar a sonhar» para que consiga «mais obra».

Neste que foi o primeiro Dia da Freguesia, foi também a primeira vez que foram atribuídas medalhas de mérito e honra. António Andrade Fontes foi reconhecido com a Medalha de Mérito, «pelo percurso de vida que enriqueceu a comunidade alvocense em vários setores». Já a Medalha de Honra foi atribuída a Maria João da Silva Baila Madeira Antunes, antiga juíza do Tribunal Constitucional, pelo seu «impacto académico e pela ligação contínua à freguesia».

Foi com bons olhos que José Francisco Rolo viu esta iniciativa tomada por parte da Junta de Freguesia. Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, é sempre assinalável «reconhecer a comunidade e personalidades». «Alvoco das Várzeas é uma comunidade de gente valiosa», frisou, considerando por isso que «haverá muita gente para homenagear». Na ocasião, o autarca aproveitou para anunciar que, no Orçamento Municipal para 2025, está prevista a atribuição de cerca de um milhão de euros para as juntas de freguesia.

Dezembro 2, 2024 . 10:22

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right