Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Exposição dedicada a Mário Soares com fotografias do Formidável na Casa da Cultura

Mostra reúne um conjunto de 12 fotografias do repórter conimbricense Fernando Marques, cujo espólio está depositado na Biblioteca Municipal, sobre uma das figuras maiores da política portuguesa do século XX

Coimbra assinala as comemorações dos 100 anos de Mário Soares com a inauguração da exposição "Mário Soares, por Fernando Marques "O Formidável", a inaugurar sábado, às 13h30, na Sala do Catálogo da Casa Municipal da Cultura. A mostra vai estar patente até 4 de janeiro, altura em que é apresentada, às 16h30, a obra em braille "Mário Soares: uma vida - biografia revisitada e ampliada", de Joaquim Vieira.

A exposição reúne um conjunto de 12 fotografias do repórter conimbricense Fernando Marques, cujo espólio está depositado na Biblioteca Municipal, sobre uma das figuras maiores da política portuguesa do século XX.

De acordo com informação da Câmara Municipal, o acervo fotográfico retrata Mário Soares em dois momentos distintos ocorridos em 1975: um comício do Partido Socialista (PS) no Pavilhão dos Olivais, em março, e uma ação do PS que ocorreu em Ceira, em junho. «No primeiro momento, as imagens retratam, principalmente, o discurso proferido por Mário Soares. Já no segundo momento, as imagens retratam um ambiente mais descontraído do político», revela a autarquia.

Já no dia 4 de janeiro, o município, em conjunto com Centro Português Albuquerque e Castro da Santa Casa da Misericórdia do Porto, assinala o Dia Mundial do Braille com a apresentação da conversão em formato braille da obra “Mário Soares: uma vida – biografia revisitada e ampliada”, da autoria de Joaquim Vieira, de modo a ampliar a abrangência da leitura dessa obra ao público invisual e homenagear, assim, o ex-Presidente da República.

«A impressão em braille foi efetuada pelo Centro Professor Albuquerque e Castro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e o trabalho prévio de digitalização, conversão, revisão e correção gráfica efetuado pela Biblioteca Municipal de Coimbra, através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais», revela o município.

Dezembro 4, 2024 . 17:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right