Federação de Coimbra do PS nega que Liliana Pimentel seja candidata em Condeixa
O presidente da Federação de Coimbra do PS, João Portugal, negou hoje que Liliana Pimentel seja a candidata do partido à Câmara de Condeixa-a-Nova, alegando que a decisão será tomada pela estrutura distrital.
“Passa tudo para a esfera da Federação, a decisão final será nossa”, disse João Portugal à agência Lusa, menos de 24 horas após a Comissão Política Concelhia (CPC) do PS de Condeixa ter anunciado que Liliana Marques Pimentel será a candidata à Câmara nas autárquicas de 2025.
Em comunicado enviado à Lusa na madrugada de hoje, a Concelhia informou que a escolha da docente universitária, de 45 anos, para encabeçar a candidatura do partido à Câmara Municipal foi tomada por votação do órgão, na noite de terça-feira, com 28 membros (68%) a favor e 19 contra.
Nessa reunião, cuja convocatória tem a data de 28 de novembro, tomaram posse membros da CPC que não o tinham feito na sessão anterior.
“Quero esclarecer que não está escolhido o candidato. A Concelhia sabia previamente que estava marcada para hoje uma avocação do processo”, adiantou João Portugal.
A Comissão Concelhia do PS, liderada por Liliana Pimentel, tomou a decisão, mas “sabia que a gestão do processo autárquico passa na totalidade” para a direção distrital de Coimbra, “para que haja um entendimento” quanto ao nome do candidato ou candidata, referiu.
Segundo o antigo deputado, “o ato é nulo e o candidato em Condeixa não está escolhido”, ao contrário de Cantanhede e Soure, cujos cabeças de lista, Carlos Negrão e João Gouveia, respetivamente, já foram anunciados há uma semana pela Federação.
Para protagonizar a candidatura em Condeixa-a-Nova, será escolhido “alguém que seja o mais consensual possível”, acrescentou João Portugal, defendendo “uma solução unificadora” que resulte de “um trabalho conjunto com a Concelhia”.
“Não pomos ninguém de fora”, disse, considerando, no entanto, que o procedimento da Concelhia “foi uma afronta” à Federação, que decidiu avocar o processo “depois de saber que iriam agendar [a escolha do candidato] à revelia da Comissão Política Nacional e da distrital do PS”.
Em outubro, a recém-eleita Concelhia do PS de Soure, liderada por João Gouveia, escolheu este ex-deputado como candidato à Câmara na mesma reunião em que os novos membros do órgão tomaram posse.