Maria Lucília Mercês de Mello homenageado nos 60 anos da Unidade de Alcoologia
A Unidade de Alcoologia de Coimbra vai celebrar um percurso de seis décadas e homenagear os profissionais que com o seu trabalho contribuíram para a redução dos problemas ligados ao álcool em Portugal. Em destaque estará a fundadora deste serviço, Maria Lucília Mercês de Mello, que há 60 anos se propôs iniciar no Hospital Sobral Cid uma abordagem diferente aos doentes alcoólicos, numa «visão em termos de alcoologia que teve um impacto não só neste serviço, onde fez realmente escola, mas também teve um impacto nacional e internacional», diz-nos Alexandra Almeida, médica psiquiatra, sublinhando que a importância deste legado será devidamente assinalada hoje.
Na cerimónia desta manhã será exibida pela primeira vez uma entrevista em que Maria Lucília Mercês de Mello «conta um bocadinho da história por detrás da história» da criação do Centro de Recuperação de Alcoólicos de Coimbra.
Mas ao falar dos 60 anos da unidade, será também abordada a importância da evolução dos problemas ligados ao álcool em Portugal.
Estarão presentes na sessão João Goulão e Manuel Cardoso, presidente e vogal do conselho diretivo do ICAD, entidade que presentemente tutela a Unidade de Alcoologia de Coimbra.