Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Menção honrosa para projeto da UC que melhora qualidade do sono de doentes oncológicos

OncoSleep foi distinguido na primeira edição do Prémio Inovação em Saúde

A primeira edição do Prémio Inovação em Saúde - Todos pela Sustentabilidade atribuiu uma menção honrosa ao projeto OncoSleep, da Universidade de Coimbra, que pretende monitorizar e melhorar a qualidade do sono de doentes oncológicos através de uma plataforma digital. A distinção foi atribuída na categoria de Sustentabilidade Transformação Digital.

«O OncoSleep permite aos médicos monitorizar remotamente o sono dos doentes, ajustando as intervenções conforme necessário e melhorando a experiência global do tratamento oncológico», lê-se no comunicado.

A entrega de prémios da primeira edição do Prémio Inovação em Saúde - Todos pela Sustentabilidade decorreu hoje, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Após uma análise por parte do júri, constituído por Maria de Belém Roseira, na condição de Presidente, por João Eurico da Fonseca, enquanto Presidente Executivo e também por Eurico Castro Alves, Graça Freitas, Helena Freitas, Nuno Sousa e Ricardo Constantino, reconhecidos pelo seu mérito, idoneidade e reputação, a organização escolheu os quatro projetos vencedores e as três menções honrosas nas diferentes categorias.

Na categoria sustentabilidade ambiental, o projeto vencedor é “HidroQapa”, desenvolvido em parceria com o Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, que tem como objetivo a produção de um bioplástico impermeabilizante a partir de quitosano extraído de cascas de camarão, um resíduo amplamente gerado pela indústria do marisco.

 Nesta categoria foi também distinguido com uma menção honrosa, o projeto ROSE, do Centro Hospitalar e Universitário de Santo António, Unidade Local de Saúde de Santo António, que tem como objetivo implementar práticas de sustentabilidade ambiental no bloco operatório.

Na categoria de sustentabilidade económica foi distinguido como vencedor o projeto Impacto Financeiro dos Ensaios Clínicos no Acesso às Terapêuticas Inovadoras, do Instituto Português de Oncologia do Porto, que visa avaliar o impacto financeiro dos ensaios clínicos no acesso às terapêuticas inovadoras, particularmente no tratamento oncológico.

Na categoria de sustentabilidade social, o vencedor foi o projeto LUZIA, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que visa resolver a carência no acesso a cuidados oftalmológicos no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Foi também atribuída uma menção honrosa nesta categoria para o projeto Tríade Sustentável, do Instituto Português de Oncologia do Porto, que se foca na promoção de práticas sustentáveis no hospital.

Na categoria sustentabilidade na transformação digital a vencedora foi a Plataforma de Acompanhamento e Monitorização do Percurso Integrado do Doente com Cancro Colorretal e Cancro de Mama, da Unidade Local de Saúde de São José, que consiste no acompanhamento e monitorização do percurso de doentes com cancro colorretal e cancro de mama, oferecendo uma visão integrada dos cuidados de saúde.

Dezembro 4, 2024 . 15:40

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right