Peditório de Rua da Liga angariou mais de 750 mil euros na região Centro
O Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) deste ano, que decorreu de 31 de outubro a 3 de novembro, resultou num valor angariado na região Centro de 757.611,04 euros, o que representa um acréscimo de 25,7% face ao valor conseguido em 2023.
«O produto desta angariação anual revela-se da maior importância para a sustentabilidade da missão da instituição, nomeadamente no desenvolvimento dos programas de promoção da saúde e prevenção da doença e de investigação em oncologia, através do financiamento anual de bolsas de apoio investigação», salienta a LPCC em nota de imprensa.
Na Região Centro, segundo dados divulgados pela Liga, no período compreendido entre janeiro e outubro de 2024, foram atribuídos 2.759 apoios (mais cerca de 200 do que no período homólogo) através do programa de apoio social material da LPCC, num montante que atingiu os 154 mil euros.
O apoio na medicação (38%) manteve-se o mais significativo, seguido das despesas com habitação (rendas ou empréstimos com habitação e despesas fixas associadas 22%) e ajudas técnicas/produtos de apoio (14%), essencialmente suplementos nutricionais. Apoios com deslocações a entidade hospitalar de acompanhamento e em alimentação de frescos tiveram uma expresso de 12% e 9%, respetivamente.
No contexto do apoio psicológico especializado a doentes e familiares, destaca-se também um aumento de cerca de 12% no número de consultas de psico-oncologia realizadas até à data (2057) e a adesão de 318 novos utentes.