Penela Presépio volta a ser um "portal do tempo"
Com a zona do castelo em obras, o Penela Presépio volta a realizar-se no pavilhão multiusos, mas com novidades nas ofertas e no espaço, agora alargado ao Parque das Águas Romanas e área envolvente. Em relação ao ano passado, mantém-se a parceria com Millwood Studios e «corrigem-se» alguns pontos em relação a 2023, acolhendo sugestões de visitantes.
“Uma Viagem no Tempo II” oferece novamente experiências interativas, com possibilidades de, através de projeções de hologramas, «uma imersão multissensorial em cenários cinematográficos que combinam elementos visuais, olfativos e auditivos», que levará os visitantes até ao nascimento de Jesus. E há para os mais pequenos muita animação, por exemplo no Bosque Encantado ou na Casa Mágica do Pai Natal.
Eduardo Santos, presidente da Câmara de Penela, apresentou ontem, em conferência de imprensa, razões para uma visita ao presépio que tem «inovação garantida». Mantém-se o Mercadinho de Natal, haverá animação constante e atividade lúdicas e desportivas no espaço, agora alargado, para os mais novos.
Mas há iniciativas para todas as idades no presépio, que procura a valorização local e do território. O Mercadinho permitirá a venda de produtos endógenos e, graças a uma parceria com o Castelo Mágico de Montemor-o-Velho, quem visitar um terá descontos nas entradas do outro, o que poderá promover visitas mais prolongadas ao território.
Ao agradecer o empenho de funcionários municipais, das freguesias e às associações envolvidas, o autarca lembrou que está também englobado o Presépio Tradicional do Espinhal, com o programa alargado ao Museu da Villa Romana do Rabaçal.
O Penela Presépio, que abre esta sexta-feira em antestreia e vai até 5 de janeiro, resulta de um investimento próximo dos 200 mil euros. No ano passado contou com 50 mil visitantes e, nesta edição, há a expectativa de manter ou aumentar a atratividade, havendo já excursões marcadas. Em 2023 procedeu-se a um mecanismo de controlo de satisfação, que revelou o agrado de cerca de 90% dos visitantes e algumas sugestões agora acolhidas.
Ilyas Kaduji e Mafalda Sá, da Millwood Studios, sublinharam a preservação da cultura e de valores familiares que o presépio persegue, mantendo vivo o espírito de Natal, este ano com surpresas e melhorias. A organização, que conta com 30 pessoas envolvidas, preparou uma casa especial para o Pai Natal, mágica, que será habitada, «diferente» do que há no país. Haverá espetáculos de fogo e circuitos dentro e fora do pavilhão, «com muita coisa em movimento».
Depois da antestreia, a inauguração está marcada para sábado, às 10h00, coincidindo com a abertura do Mercadinho de Natal. Nesse dia haverá a Turma da Alegria e Duendes Esparguete & Alfinete (TeteAnima) ou o Bosque Encantado (pela Almanach). O Pai Natal deverá chegar à Casa Mágica pelas 10h15. Pelas 17h00 haverá Espetáculo de Fogo, com o recinto a encerrar às 20h00.
O horário, preços e programa podem ser consultados na internet, nas redes sociais ou no site www.penelapresepio.com. Os bilhetes, gratuitos para crianças até aos cinco anos, custam dois euros para os seis aos 12 anos, e quatro euros para adultos (sábados, domingos e feriados acresce um euro). Dão direito a ingresso no Presépio de Penela, no Presépio Tradicional do Espinhal e no Museu da Villa Romana do Rabaçal, além de desconto no bilhete para o Castelo Mágico de Montemor. Haverá valores especiais para famílias, grupos e escolas. Nas segundas-feiras (dias 9, 16, 23 e 30) estará encerrado para manutenção.
Os interessados podem obter informações junto da Secção de Cultura, Turismo e Eventos da Câmara, telefones 239 560 026, 239 561 132, 919 917 288, 239 560 020 ou email [email protected].|