Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Prémio Escola Mobility Hub seguiu para Alvaiázere

Projeto “ Aprender uma nova mobilidade na escola – por nós e por Alvaiázere” é um dos vencedores na categoria Projetos para o Futuro. A escola recebeu 1.140 euros e vai sensibilizar para a mobilidade sustentável

O projeto “ Aprender uma nova mobilidade na escola – por nós e por Alvaiázere”, concebido pelo professor Henrique Lopes, em articulação com a diretora do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, Graça Grácio, foi distinguido com o prémio Escola Mobility Hub, na categoria “Projetos para o Futuro”, no valor de 1.140 euros, atribuído ex aequo a mais quatro escolas.

Os Prémios “Escola Mobility Hub” são atribuídos sob a coordenação da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 21 de novembro no Auditório Mar da Palha, no Oceanário de Lisboa, e contou com a presença dos representantes das turmas do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere que estão envolvidas no projeto.

Na sua intervenção, Ana Paula Vitorino, presidente da AMT disse que «este é o grande projeto de literacia da mobilidade e dos transportes deste país, direcionado às gerações mais novas e à comunidade escolar, que são os grandes atores de mudança. Estamos a envolver a administração central, administração local, operadores, agrupamentos escolares, associações e demais entidades interessadas, numa verdadeira rede de parceiros com um objetivo comum: sensibilizar para a importância de uma mobilidade mais sustentável». Refira-se que o Prémio tem duas categorias, Projetos para o Futuro e Projetos em Movimento.

Na categoria “Projetos para o Futuro”, além do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere foram ainda distinguidos, ex aequo, o Agrupamento de Escolas A Lã e A Neve, da Covilhã, com o projeto “Rumo à Escola Sustentável - Mobilidade Inteligente”,

o Colégio do Bom Sucesso, de Lisboa, que apresentou um projeto que visa dar continuidade aos projetos de mobilidade sustentável já em curso, complementando com mais e inovadoras iniciativas, o Real Colégio de Portugal, também de Lisboa, com o “Projeto MOVES: Mobilidade Orientada para um Viver Ecológico e Sustentável” e o município da Covilhã, com um projeto futuro de reforço de um conjunto de iniciativas e ideias no âmbito da mobilidade sustentável. Já na categoria Projetos em Movimento, o vencedor foi o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, com o projeto “Smart Move”, que recebeu o prémio no valor de 5000 euros. Na mesma categoria, a empresa municipal Cascais Próxima recebeu uma menção honrosa, com o projeto “O Mobi vai à Escola”.

Relativamente ao projeto de Alvaiázere , refira-se que estão previstas sessões práticas sobre condução de bicicleta e sobre transportes e ambiente, que serão dirigidas também à comunidade. Fora da escola estão previstos passeios de bicicleta e a pé. O momento alto será um evento público, estando prevista uma caminhada e um passeio de bicicleta simultâneos, entre a Escola e um concelho vizinho, envolvendo alunos das escolas dos municípios participantes. Após o almoço oferecido pela organização, os alunos tiveram oportunidade de visitar o Oceanário.

Dezembro 4, 2024 . 19:17

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right