Sporting!
Em tempos recuados, as desavenças entre a Naval e o Ginásio propiciaram a criação de mais dois clubes na Figueira: o Sport Clube Progresso (extinto) e o Sporting Clube Figueirense.
O Sporting ostenta como cores o azul e branco, porque a Naval já antes as tinha pintado na sua bandeira. Álvaro de Assunção, António Pereira de Sousa e João Silva Rascão Júnior que, reunidos na Rua do Paço, em casa de Arménio Barbosa Rodrigues, indicaram o nome do primeiro presidente, Joaquim Manuel Filipe Nogueira. Formalmente, no dia 1 dezembro, estava fundado o Sporting.
Pelo tempo e pelo clube atravessaram modalidades como o voleibol, xadrez, pesca desportiva, esgrima, ciclismo, tiro (de guerra e de sala), atletismo, natação, campismo, boxe, basquetebol, ténis de mesa, ginástica, para além do teatro.
Ainda no antigo Campo da Morraceira, uma vez que o célebre Campo da Mata só foi inaugurado em 26 de novembro de 1922, a equipa de futebol apresentou o seu grande plantel: Figueiredo, Gaspar, Assunção, Rodrigues, Sousa, Heleno, Cardoso, Venâncio, Pinto Basto, Moreira e Simões.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: