100 anos do carteiro Manuel que até escrevia cartas de amor a pedido de amigos
Carteiro de profissão e secretário da Junta de Freguesia de Cepões, em Lamego, durante três décadas, antes e depois do 25 de Abril de 1975, Manuel Marques chegou hoje ao centenário. Um contador de histórias reconhecido, Manuel era também aquela pessoa que escrevia as cartas aos vizinhos e amigos...até as de amor.
Hoje, foi dia de festa no Centro Social de S. Pedro da Caritas Diocesana de Coimbra, onde Manuel Marques tem passado boa parte dos dias, desde que veio viver com a filha Lurdes para Coimbra.
Lúcido e ainda bom conversador, não se inibe de dar umas voltas a pé pelas redondezas do centro do dia.
Se hoje, toda a comunidade da IPSS, com a filha Lurdes e uma das netas, se juntou para lhe cantar os parabéns e partilhar um lanche especial, sábado, a festa será na terra-natal, com a família, que faz questão de celebrar os 100 anos do patriarca com tudo o que ele merece.
Mas, voltemos aos tempos de menino na aldeia. Com quatro irmãs e dois irmãos, Manuel apenas teve oportunidade de estudar até à 3.ª classe.
Quando tinha 24 anos casou com aquela que seria a mulher da sua vida, então com 18 anos e que nunca teve oportunidade de andar na escola.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: