“Nasceu um menino…” mostra presépios feitos por utentes da APPACDM
A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente a exposição de presépios “Nasceu um menino…” até ao dia 7 de janeiro de 2025, resultado do trabalho realizado nas oficinas de cerâmica pelos utentes do Centro de Atividades de Capacitação e Inclusão de São Silvestre (CACI), unidade da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.
A inauguração da mostra aconteceu dia 3 de dezembro, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
Na ocasião, o autarca felicitou as monitoras e os utentes do CACI de São Silvestre, responsáveis pelos trabalhos expostos e reconheceu à instituição convidada “a oportunidade de acolher na Biblioteca uma mostra artística que tão bem espelha a temática natalícia”, elogiando, ainda “a preciosidade e beleza dos presépios expostos”.
Há 21 anos consecutivos, a Biblioteca Municipal de Cantanhede celebra a época natalícia até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro, com exposições de trabalhos artísticos dedicados à temática do "presépio".
Nesta mostra é possível apreciar várias dezenas de trabalhos em cerâmica, representando a natividade e as figuras que compõem o tradicional presépio. As peças foram elaboradas em várias cores, com recurso a várias técnicas e apontamentos.
O Centro de Atividades de Capacitação e Inclusão de São Silvestre é um equipamento da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que apoia diariamente 123 pessoas com deficiência intelectual.
O objetivo principal do CACI é promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas apoiadas pela instituição, preparando-as para uma vida mais independente e participativa na sociedade.
As Atividades Socialmente Úteis são uma componente fundamental dos Centros de Atividades de Capacitação e Inclusão, uma vez que permitem aos seus utentes o desenvolvimento de novas competências de trabalho em variadas áreas de trabalho, nomeadamente na cerâmica, na costura, na doçaria, na pintura, na jardinagem, entre outras.
Relativamente à área da cerâmica, esta unidade integra 15 utentes nas suas atividades, criando peças inovadoras, enquanto exploram novas técnicas e materiais.