Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

“Picos do Açor” são um desafio para 1.700 atletas

5.ª Edição da competição decorre a 14 e 15 de dezembro e leva a Arganil “craques” do trail de 21 países

A 5.ª edição do Desafio Picos do Açor realiza-se nos dias 14 e 15 de dezembro e já se antevê que seja um êxito, a julgar pelos cerca de 1.700 atletas, (21 nacionalidades) que são aguardados nesta prova de trail.
A iniciativa, que tem como embaixadores os atletas André Rodrigues, pentacampeão nacional de ultra trail, e Romeu Gouveia, bicampeão nacional de trail running e sky running, é organizada pela Evolução Vertical e foi apresentada no Centro de Atividades de Natureza André Rodrigues, em Folques.
David Gouveia começou por revelar que uma das novidades desta edição passa por desenvolver a “nova marca” “Desafio Picos do Açor”, dando a conhecer que haverá três provas competitivas (32 km, 18 km e 13 km), uma caminhada e o Açor Trail Kids, para as crianças.
«Os percursos começam e acabam na Cerâmica Arganilense, passando em várias aldeias, nas freguesias de Folques e Arganil», referiu o representante da Evolução Vertical, salientando tratar-se de percursos que «passam em trilhos antigos, com muitos anos». «Muitos deles foram reabertos na 1.ª edição», fez notar, sublinhando que é também uma forma de «manter um património importante».
No que concerne ao programa desta edição, que conta com a colaboração do municí­pio de Arganil e com o apoio das Juntas de Freguesia de Arganil e de Folques e de vários parceiros, no dia 13 decorrerá a abertura do secretariado, pelas 19h00, na Cerâmica Arganilense, realizando-se, no dia seguinte, o Açor Trail Kids, pelas 16h00. Já no dia 15, a partida para “a prova rainha”, de 32 km, está marcada para as 8h00, tendo a Caminhada do Açor início às 8h30. O percurso de 18 km inicia-se às 9h30 e o de 13 km, às 10h00. A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer pelas 14h30.
André Rodrigues realçou o facto deste ser um evento que «tem crescido bastante» e que tem contribuído para o desenvolvimento do «comércio local», destacando que permite também «trazer pessoas a Arganil no inverno«. «Não são só os atletas que vêm, mas famílias e grupos», enfatizou o embaixador e participante na pro­va, assegurando que «o alojamento na região está esgota­do».

 

Pode ler o artigo completo na edição de hoje do Diário de Coimbra

Dezembro 5, 2024 . 13:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right