1 milhão para reabilitar escola de Eiras
A Escola Básica de Eiras – da qual fazem parte o Jardim de Infância e a Escola de 1º ciclo do ensino básico – vai ser alvo de uma reabilitação que deverá custar cerca de 1 milhão de euros.
A Câmara Municipal de Coimbra vai analisar na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, uma proposta de adjudicação da empreitada. Recorde-se que a abertura do concurso foi aprovada por deliberação da Câmara Municipal de 21 de junho, sendo que a proposta, cujo projeto foi elaborado pela Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais, consiste na adjudicação da empreitada à empresa Edibeiras – Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda, no valor de 943.571,57€, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 360 dias.
“É um passo importante para toda a comunidade educativa da Escola de Eiras, para o território, para o concelho de Coimbra”, refere o presidente da Cânmara de Coimbra. “A criação de melhores condições nas Escolas é para nós fundamental e tem sido um desígnio que tem norteado a nossa estratégia política, educativa e social”, complementou José Manuel Silva.
A Escola, construída em 1970, denota muitos sinais do tempo e de falta de manutenção adequada, salienta a autarquia. O projeto de execução contempla a construção de um piso sobre o telheiro posterior e eliminação de uma caixa de escadas, passando este espaço a ser ocupado com gabinetes para trabalho e para apoio. Desta forma, o 1º piso da Escola passará a ter 3 salas e espaços de apoio e o rés do chão terá uma sala de aulas acessível, a biblioteca, o refeitório/ sala polivalente (que também será ampliado) e instalações sanitárias acessíveis.
No Jardim de Infância, que é composto por duas salas de atividades e uma Sala Polivalente onde são desenvolvidas as atividades de animação e apoio á família e o serviço de almoços e lanches, está prevista a demolição da copa existente e instalação de uma nova copa junto à sala polivalente. Nos dois edifícios, vão ser intervencionados os pavimentos, a cobertura e as paredes.
No que concerne aos arranjos exteriores, este projeto contempla criar condições de acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao recinto escolar e definir um percurso acessível dentro da Escola, para uso do refeitório, Biblioteca, uma sala de aula e um sanitário.