Mercadinho de Natal anima fim de semana em Miranda
O Mercadinho de Natal e a Feira do Mel da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo regressam para a sua 10.ª edição maiores e melhores, com novos atrativos como forma de dar resposta à crescente procura que esta iniciativa de Natal tem vindo a registar ao longo dos anos. Os eventos, numa espécie de “dois em um”, decorrem amanhã e domingo, no Mercado Municipal de Miranda do Corvo.
São, este ano, 105 os expositores, mais 12 do que no ano passado, anota o presidente da Junta de Miranda do Corvo, satisfeito com a procura que a iniciativa regista, em crescendo ano após ano, com muitas presenças concelhias, mas igualmente com muitos interessados oriundos dos mais diversos pontos do país. O que trazem para vender é de tudo um pouco, no que ao artesanato diz respeito, a que se juntam produtos endógenos em que o mel assume papel de destaque. Tudo, boas opções para compras de Natal.
Mas mais ainda, o Mercado de Natal é espaço de convívio, lazer e confraternização. E como tal, a organização preparou todo um programa de animação que garante que quem vai visitar as bancas de artesanato e produtos endógenos tem também como que se entreter. «Tem sido muito participado», assegura João Paulo Fernandes, admitindo que tradicionalmente o dia de domingo é mais forte e, por isso mesmo, a organização decidiu este ano apostar um pouco mais na animação de sábado como forma de «equilibrar» o número de visitantes.
Assim, hoje, num programa que começa às 15h00, assiste-se à atuação do Grupo de Cordas e Cantares da Casa do Povo de Miranda e Grupo de Hip Hop da mesma associação, o Homem da Gaita que acompanha a inauguração do certame, às 17h00, e uma noite de fados com Luís Travassos. Amanhã, o Pai Natal chega ao Mercadinho de Natal pelas 10h00 e partir deste momento está aberta a sessão de fotos com as crianças que levam para casa a fotografia como recordação do momento. Neste dia haverá também um conto de Natal e a atuação de Kalino e Amigos. Insufláveis estarão abertos às crianças nos dois dias, assim como um presépio animado dentro da nave de exposições.
«A adesão tem sido em massa, é sinal que alguma coisa de bem tem os feito», diz João Paulo Fernandes, garantindo que há 10 anos, quando a Junta lançou o evento, não havia nada do género na região. M.A.
Artesanato, insufláveis e muita animação no Pavilhão de Serpins
Lousã O Pavilhão Gimnodesportivo de Serpins vai ser palco, amanhã e domingo, da 2.ª edição da Feira de Artesanato de Serpins.
Com início para as 15h00 de amanhã e encerramento às 18h00 de domingo, o evento tem inscritos cerca de 30 artesãos, assim como uma dezena de associações da freguesia que vão servir “comes e bebes” durante os dois dias do certame.
Para garantir a animação, atuam amanhã, às 15h00, os Gaiteiros Unidos da Serra que marcam assim, o momento da inauguração. Pelas 17h00 sobe ao palco Manuel Russo que, ao ritmo da sua concertina, promete animar os presentes, que, às 17h30, podem participar no magusto a cargo do Rancho Folclórico Flores de Serpins. Às 18h00, sobe ao palco a Academia de Bailado da Lousã e às 19h00, o grupo de dança “The Little Power”. Já às 20h00 atua o Grupo das Quintas. A noite termina com a atuação do cantor Jorge Baptista.
No domingo, o pavilhão abre ao público às 12h00, sendo que às 14h00 atua o Grupo de Cantares das Gândaras. Pelas 15h00 há um momento musical com a Associação Filarmónica Serpinense e uma hora depois a dança, as tradições e os costumes vão estar a cargo do Rancho Folclórico Flores de Serpins. De seguida, às 17h00, é a vez do Grupo de Música Tradicional “Sons da Serra do Centro do Convívio do Carvalho” mostrar o seu talento, terminando o programa de animação, às 17h45, com o Coro da Cura, da Associação Música Portuguesa a Gostar dela Própria.
A entrada é gratuita neste evento organizado pela Junta de Freguesia de Serpins, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, que conta também com insufláveis para as crianças.