ASAE instaura 21 processos em vendas na Black Friday
No âmbito da Operação Black Friday, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou 327 operadores económicos, tendo sido instaurados 21 processos de contraordenação. As principais infrações, avança a ASAE, foram «o desrespeito pelas regras de venda e anúncio com redução de preço, a falta de indicação da modalidade de venda com redução de preço, a falta de indicação/comunicação do período de venda com redução de preço».
A operação decorreu durante o mês de novembro, a nível nacional, «para verificação do cumprimento das regras legais do exercício das atividades económicas sobre práticas de venda com redução de preços, designadamente na oferta de produtos em saldos, liquidações e promoções, realizadas numa época em que se promovem iniciativas como a Black Friday ou a Cyber Monday», informa.
Tratando-se de um evento comum nesta época do ano, as ações de fiscalização tiveram como foco estabelecimentos comerciais, tanto na vertente física como online, «com o objetivo de verificar a conformidade das práticas de venda com redução de preço face à legislação vigente», explica a entidade.