Dias Coimbra na galeria de notáveis da Misericórdia de Arganil
Durante décadas foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil e agora a sua imagem faz parte do salão nobre da instituição. José Dias Coimbra foi homenageado a título póstumo pelos dirigentes da Misericórdia, com o descerramento de uma fotografia na denominada “galeria dos notáveis”.
A cerimónia decorreu na última assembleia-geral da instituição, num momento em que foi também entregue o diploma de Benemérito a título póstumo, recebido pela filha, Maria Assumpta Coimbra, e pelo neto, José Coimbra. Aprovado anteriormente por unanimidade e aclamação, o título de Benemérito é o maior grau de reconhecimento que consta no Regulamento de Atribuição de Títulos, Condecorações e Votos, vigente na Misericórdia, sendo da exclusiva responsabilidade da Assembleia Geral a sua aprovação. Na Misericórdia ficou uma réplica desse título, exposto na sala de reuniões “Prof. José Dias Coimbra”, local onde passará a reunir a Mesa Administrativa, e que os irmãos presentes tiveram a oportunidade de visitar.
Assumpta Coimbra agradeceu a homenagem, referindo estar «muito sensibilizada pela recordação da memória do pai que tanto que deu à Misericórdia».
«Tal título era mais do que merecido e correspondia ao pulsar dos irmãos da Misericórdia que o aprovaram, por unanimidade e aclamação, na sessão em que tal proposta foi apresentada pela Mesa Administrativa e deliberada», referiu o provedor António Carvalhais, frisando que a colocação da imagem do seu antecessor «teria que ficar bem de frente para os irmãos, não apenas porque ele foi o provedor durante 40 anos, mas porque encerrou o seu ciclo na instituição presidindo à Assembleia Geral, cabendo às gerações futuras manterem o seu legado».