Alunos dizem o que querem do futuro Conselho Geral
Alexandre Alho, José Machado e Tomás Coelho são os candidatos dos estudantes do 1.º e 2.º ciclo ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra, representando a Lista D, T e C, respetivamente, que vão a votos na próxima terça-feira.
O debate com a moderação de Paulo Peixoto, antigo provedor do estudante e professor na Faculdade de Economia, realizou-se na passada quinta-feira, no auditório da Reitoria a seguir ao debate que colocou frente a frente os candidatos docentes e os estudantes do 3.º ciclo.
A qualidade de ensino na universidade foi um dos primeiros pontos debatidos pelos três estudantes que concordaram com a necessidade de uma transição digital. Para Alexandre Alho, a «endogamia é um dos maiores problemas da universidade», uma vez que os «docentes não têm abertura à adoção de novos métodos de ensino», propondo a introdução de «programas de mobilidade para os docentes».
Tomás Coelho foi determinado na defesa por uma «revisão dos estatutos da Universidade» com o intuito de introduzir a possibilidade de aulas online, à semelhança do que aconteceu durante o período pandémico. «Com a pandemia comprovámos que mesmo com aulas online conseguimos retirar sucesso académico», explicou, acrescentando que esta medida visa melhorar a situação dos estudantes-trabalhadores e dos estudantes que se veem afastados do ensino superior devido ao preço dos arrendamentos na cidade.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: