Docentes das escolas de Cantanhede formados para gerir emoções
Docentes e assistentes operacionais das escolas do concelho de Cantanhede foram os destinatários das ações de formação sobre a temática “Literacia das Emoções”, que decorreram recentemente no Museu da Pedra, com o objetivo de explorar o impacto das emoções na saúde mental, na aprendizagem e nas funções cognitivas.
Nesse contexto, as competências sociais e emocionais desempenham um papel central no processo educativo, sendo fundamentais para apoiar o desenvolvimento das crianças e promover uma aprendizagem eficiente e estimulante.
«Esta ação visou contribuir para a aquisição de competências e técnicas por parte dos docentes para a implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia e competências emocionais dos alunos, no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolar, criando oportunidades de o aluno refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, potenciando a possibilidade de aprendizagens mais significativas», sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, em nota de imprensa.
As duas sessões, dinamizadas por Paulinho de Oliveira, da Associação de Museu das Emoções, resultaram de uma parceria entre o Município de Cantanhede, os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, Gândara-Mar e Lima-de-Faria, com acreditação pelo Centro de Formação da Beira-Mar.
Esta iniciativa adota igualmente uma abordagem ecológica e ambiental, alinhando-se às estratégias e aos instrumentos de referência do programa Eco-Escolas, apresentados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação durante o Seminário Eco-Escolas 2024.