Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Corrida São Silvestre condiciona trânsito e altera circuitos dos SMTUC

Cortes de circulação começam a partir das 7h00

A 45.ª edição da Corrida São Silvestre, que se realiza no próximo sábado, dia 14 de dezembro, inclui a Mini São Silvestre, com início às 15h30, a prova principal, que começa às 18h30, com início e meta na Rua Infanta Dona Maria, e a caminhada. As provas vão originar cortes e condicionamentos de trânsito e ainda alterações nos percursos dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Os condicionamentos de trânsito para a São Silvestre vão ter início no sábado, com o corte integral de trânsito, a partir das 7h00, da Rua Infanta D. Maria (entre a Rua D. João III e a Rua D. Manuel I), para colocação de pórtico e preparação de toda a logística associada ao evento, que se prevê terminar às 20h30. Vai ser, ainda, proibido o estacionamento de viaturas na Rua D. João III, a partir das 00h00 de sexta-feira, dia 13 de dezembro, e nas Rua D. Manuel I e Rua Infanta D. Maria, em frente às escolas Infanta D. Maria e Avelar Brotero, entre as 17h00 de sexta-feira, dia 13, e as 22h00 do dia 14 de dezembro, sábado.

A utilização dos parques de estacionamento do Mercado, nomeadamente na entrada e na saída dos parques, vai estar condicionada no decorrer da realização da prova. No entanto, vai ser permitida, de forma provisória e condicionada a veículos ligeiros de residentes, a entrada e a saída dos residentes na Rua Infanta D. Maria (Quinta de Santa Teresa), através da circulação em ambos os sentidos pela via de ligação entre a Rua Miguel Torga e a Rua Fernão Lopes, durante o período da corrida principal.

A Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente vai encerrar ao trânsito a partir das 14h00 e a Rua do Brasil (desde a rotunda das Bandeiras) e a Avenida Emídio Navarro (sentido Ínsua dos Bentos - Portagem) vão encerrar a partir das 17h00, à semelhança da Rua dos Combatentes, dos Arcos do Jardim, da Avenida Sá da Bandeira (sentido ascendente), da Manutenção, da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e da Rua da Sofia, do Arnado e da Avenida Fernão de Magalhães (entre a rotunda do Arnado e a rotunda da Estevão Cabral).

Nas vias alternativas de circulação, destaca-se o Viaduto do Calhabé com circulação autorizada no sentido Bairro Norton de Matos – Solum, a Rua Monsenhor Nunes Pereira, com circulação autorizada no sentido rotunda das Bandeiras – Solum, a Avenida Emídio Navarro, com circulação autorizada no sentido Portagem – Avenida da Lousã, e a Avenida Fernão de Magalhães, com circulação autorizada nos dois sentidos. No entanto, entre a rotunda do Arnado e a rotunda da Estevão Cabral, o trânsito vai processar-se (nos dois sentidos) pela via contrária.

A Corrida São Silvestre inclui três iniciativas: uma destinada aos mais jovens, a Mini São Silvestre, a corrida e a caminhada. A Mini São Silvestre, com trajetos de 700m, 1400m, 2300m e 3000m, vai levar a condicionamentos de trânsito logo a partir das 14h00, mediante os percursos, podendo retomar-se a circulação no intervalo das provas. O percurso de 700m decorre apenas na Rua Infanta D. Maria, enquanto o percurso de 1.400m parte da Rua Infanta D. Maria até à Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas) e termina de novo na Rua Infanta D. Maria.

O percurso de 2.300m sai da Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (1ª volta), vira à esquerda para a Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I, vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.

O último percurso, de 3.000m, tem partida na Rua Infanta D. Maria, com passagem pela Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas) e vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.

A circulação vai estar também condicionada, a partir das 18h00 e à medida que a prova avance, no traçado da prova mãe. A prova começa e termina na Rua Infanta Dona Maria, passando pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua do Brasil, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rotunda do Supercor, Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua da Sofia, Rua Manuel Rodrigues, Praça Princesa Cindazunda, Avenida Fernão de Magalhães, Rua João Machado, Rua da Sofia, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.

A caminhada também vai implicar condicionamentos a partir das 18h00. A prova tem início e chegada na Rua Infanta Dona Maria e passa pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.

Dezembro 9, 2024 . 17:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right