Sampaense “renasce” e supera Ginásio no dérbi
Mais de um mês depois e quatro derrotas seguidas (uma para a Taça de Portugal), o Sampaense voltou a “sorrir” na Proliga e logo em jogo particularmente especial, pois tratou-se do dérbi distrital da Zona Norte da Proliga, em casa, e diante do Ginásio Figueirense. No encontro da ronda nove do segundo patamar do basquetebol nacional, a formação de S. Paio de Gramaços fez, até, algo que ainda não tinha feito na temporada que foi passar a barreira dos 100 pontos tendo superado os ginasistas por 101-90.
O primeiro e segundo períodos mostraram um jogo equilibrado em que os forasteiros venceram no quarto inicial por um ponto, mas, depois, foram os visitados a impor-se tendo chegado ao intervalo na frente por dois pontos (46-44).
No segundo tempo, a equipa anfitriã mostrou estar melhor tanto no modo como foi eficaz a atacar, tanto na forma como se soube fechar e posicionar perante as tentativas de reação dos comandados de João Mota. À entrada para o derradeiro quarto, a turma da Beira Serra vencia por oito pontos (71-63) e manteve o ritmo e a toada até ao apito final, apesar do jogo ter sido discutido mesmo até aos últimos minutos. Dontae Mitchell (20) e Aniel Brito (19) foram os melhores marcadores por parte do Sampaense. Do lado dos figueirenses, Markus Terry (18) e Pepin (21) foram os mais assertivos.
Saiba os outros resultados das equipas do distrito de Coimbra nas provas nacionais da edição impressa de hoje do nosso Jornal.