Alunos semeiam campo de alimentos para abelhas em Penacova
No âmbito do projeto BeeFood, realizou-se hoje, na Serra da Atalhada, em Penacova, uma ação de sementeira com a participação dos alunos da EB1 de Penacova.
Presente na ação, o vereador da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Carlos Sousa, salientou que “este projeto é mais do que uma simples intervenção do ponto de vista ambiental, é também educar os mais jovens para a preservação ambiental”. “É uma mensagem que se transmite através de ações, é deveras importante preservar a nossa biodiversidade e promover uma sustentabilidade ambiental”, afirmou o autarca.
Carlos Sousa deixou uma palavra de agradecimento a todos os técnicos que colaboraram no desenvolvimento do projeto e à comunidade escolar, por dar sempre uma resposta afirmativa e cooperativa aos reptos lançados pela autarquia.
Os alunos, com a orientação e supervisão de adultos, semearam plantas melíferas ao longo de mais de 1 hectare, com o objetivo de transformar as áreas florestais em campos de alimentos para abelhas e outras espécies polinizadoras, bem como sensibilizar para a importância destes insetos na manutenção dos ecossistemas saudáveis e na produção de alimentos.
O projeto BeeFood, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e financiado pelo Fundo Ambiental, visa a criação de campos de alimentação polinizadores, acabando assim por recuperar espaços nos territórios para a plantação da flora, através da limpeza e erradicação e plantação de espécies melíferas.
Os objetivos do projeto incluem a redução da área de regeneração natural de Eucalyptus spp, a recuperação de áreas atualmente dominadas por espécies exóticas invasoras, o aumento da biodiversidade em áreas de monocultura e a promoção da transformação da paisagem, visando a redução da perigosidade e do risco de incêndio rural.