“Memórias de Peixe” de regresso aos palcos chega hoje ao Salão Brazil
A banda portuguesa Memórias de Peixe anunciou o lançamento do seu próximo álbum para 2025. Mas antes está a promover uma digressão destinada a apresentar, ao vivo e em primeira mão, a sua nova criação: “III”.
O tour chega hoje ao Salão Brazil, em Coimbra, a partir das 22h00, num concerto no qual será apresentado um segundo single deste novo álbum.
O primeiro, intitulado “Good Morning”, foi revelado em setembro e serviu para “testar as águas”. Numa mistura de jazz, indie, rock e hip-hop, conta a história de um viajante espacio- temporal que se despenha na Terra com uma misteriosa caixa que, quando se abre, espalha «paz, clareza e um novo começo para a humanidade». Esta primeira amostra foi um sucesso e, por isso, o grupo decidiu lançar “O3:13”.
Disponível desde quarta-feira no Spotify e na Apple Music, o novo tema inspira-se na «inquietante sensação de ver o relógio marcar recorrentemente a mesma hora, como uma mensagem que nos chega de uma realidade alternativa», explicaram os artistas.
Para criar “03:13”, José Soares juntou-se, com o seu «eletrizante e caótico» saxofone, aos membros originais da banda: Miguel Nicolau (guitarras, electronics, vozes), Filipe Louro (baixo, electronics, vozes) e Pedro Melo Alves (bateria, electronics, vozes). O resultado é «um cruzamento entre beats de jazz experimental e texturas psicadélicas» que recria «uma atmosfera vibrante e cinematográfica», garantem os artistas.
Conhecida pela sua abordagem inovadora à música alternativa, a banda ganhou destaque em 2012 com o lançamento do seu primeiro disco “Memória de Peixe”, seguido, em 2016, de “Himiko Cloud”.
Mas “III”, a sua mais recente criação, promete ser também a mais ambiciosa. É descrita como sendo «uma luminosa coleção de canções que falam diretamente connosco, do nosso tempo» e que procuram inspirar a mudança e a reflexão. O grupo já passou por Barreiro, Lisboa, Aveiro e Porto e, depois de atuar no Salão do Brazil, em Coimbra, termina a sua digressão em Caldas da Rainha.
Os bilhetes têm um custo de 12 euros e estão disponíveis para compra em bol.pt.