Refood: 9 anos a resgatar comida e a redirecionar para quem mais precisa
Com atividade a nível nacional desde 2011, o movimento Refood é um projeto eco-humanitário, independente, orientado por cidadãos e 100% voluntário, cuja missão é resgatar comida em boas condições e redirecioná-la para quem precisa, envolvendo toda a comunidade nesta tarefa.
Marta Graça, voluntária do projeto explicou ao nosso jornal que desde 2016 que iniciaram a primeira rota, estando ainda à procura de um espaço, no entanto «Até lá o balanço é positivo, continuamos a recolher alimentos diariamente e fazemos recolhas em 28 estabelecimentos/ fontes de alimentos, desde supermercados, pastelarias, restaurantes, cafés e entregamos a 26 instituições beneficiárias aqui no concelho de Coimbra.»
«Sabemos que somos uma de várias instituições, mas o nosso apelo mais forte vai neste momento para as empresas. Nós precisamos de um espaço e gostávamos muito que as empresas soubessem que nós existimos», realçou a voluntária.
Na REFOOD, os cidadãos participam ativamente na gestão dos recursos da comunidade, contando com cerca de 80 voluntários que dedicam o seu tempo a fazer a ponte humana entre quem tem uma “sobra diária” e quem tem uma “necessidade diária”.
A celebração do 9.º aniversário do Núcleo da Refood Coimbra realizou-se no Hotel Vila Galé e contou com as intervenções do chefe de divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Ferreira e do vice-presidente da União das Freguesias de Coimbra, Carlos Pinto.
A Auchan Retail Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra também marcaram presença enquanto parceiros «de peso» que doam alimentos , tal como como a Associação de Solidariedade Social Minha Gente.
Leia mais na edição impressa