Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Governo dos EUA rejeita que 'drones' avistados sejam ameaça estrangeira

Autoridades norte-americanas procuram há vários dias tranquilizar a população, enquanto vídeos de luzes no céu invadem as redes sociais

O secretário norte-americano da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, rejeitou hoje que os 'drones' avistados nos céus do nordeste dos Estados Unidos e que causaram alarme entre a população representem uma ameaça estrangeira.

Nos últimos dias residentes das regiões de Nova Iorque ou Nova Jersey relataram com grande frequência ter observado 'drones' ou aparelhos voadores não identificados, episódios aos quais as autoridades nacionais são acusadas de não dar uma resposta suficiente.

Um ano e meio depois do incidente do balão proveniente da China abatido pelos Estados Unidos por suspeitas de ser utilizado para atividades de espionagem, alguns políticos eleitos, como o representante republicano de Nova Jersey na Câmara de Representantes, Chris Smith, levantaram suspeitas relativas a uma eventual ameaça de um Estado estrangeiro como a Rússia, ou mesmo a China, sem qualquer prova que apoie a teoria.

As autoridades norte-americanas procuram há vários dias tranquilizar a população, enquanto vídeos de luzes no céu invadem as redes sociais.

Na noite de sexta-feira, o Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que tomará posse em janeiro, questionou a sinceridade do Governo e sugeriu “abater os 'drones'”.

“Não há dúvida de que as pessoas veem 'drones'”, concordou hoje o ministro da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, na cadeia televisiva ABC.

O governante acrescentou que “são 'drones' ou aeronaves pilotadas que são confundidas por engano com 'drones' espiões”, adiantou Mayorkas, repetindo uma mensagem transmitida nos últimos dias pela Polícia Federal (FBI) e pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

“Há milhares de 'drones' a voar nos Estados Unidos todos os dias, 'drones' recreativos, 'drones' comerciais”, afirmou o ministro, acrescentando: “Não notámos qualquer envolvimento estrangeiro em relação a estas observações no nordeste e continuamos vigilantes”.

Sábado à noite, um senador democrata de Nova Jersey, Andy Kim, explicou na rede social X que tinha observado vários dispositivos no céu, mas que após análise com pilotos civis e a polícia, "a maioria das observações de possíveis 'drones' revelou que quase certamente seriam aviões”.

No entanto, apelou às autoridades nacionais para que comuniquem melhor sobre o assunto e forneçam mais recursos às autoridades locais para uma melhor monitorização e regulamentação destes dispositivos.

Dezembro 15, 2024 . 20:29

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right