Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Presépio de Cabral Antunes para ver na Rua da Sofia

Depois do restauro, que custou 12 mil euros, o próximo passo é trabalhar na sua preservação, num espaço próprio em que cada ano possa ganhar uma nova vida

O presépio de Cabral Antunes já pode ser visitado na Baixa de Coimbra. É na Rua da Sofia, na antiga loja Augusto Neves que se pode apreciar as emblemáticas figuras que representam o nascimento de Jesus e, claro, não poderiam faltar os Reis Magos, o burro e a vaca. A inauguração deste presépio de grandes dimensões, esculpido pelo mestre Cabral Antunes, e agora restaurado pela técnica de restauro Sofia Marques, decorreu ontem à tarde, numa cerimónia simbólica em que esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e as responsáveis pelo Departamento de Museologia da Câmara Municipal de Coimbra. Este ano, para ver na Rua da Sofia, ainda num espaço temporário, mas, possivelmente, para o próximo Natal, o presépio já poderá ser visitado num outro espaço, com caráter definitivo, tal como explicou Nelson Cruz, chefe de Gabinete da autarquia.

«O objetivo é encontrar um espaço onde seja possível manter as figuras guardadas durante o ano e que, por altura do Natal, seja também possível apresentar o presépio à cidade, mas com uma nova dinâmica», explicou Nelson Cruz, referindo que o Departamento de Museologia «está a trabalhar no sentido de trabalhar a envolvente do presépio, conferindo-lhe uma nova dignidade».

Para já, o presépio de Cabral Antunes pode ser visitado até dia de Reis e quem não faltou à inauguração foi Eugénia Pais, uma conimbricense que confessou ao Diário de Coimbra, «ser uma honra voltar a ver o presépio de Cabral Antunes» mestre que ela própria conheceu, lamentando mesmo os atos de vandalismo a que o presépio esteve sujeito, quando era exposto na Praça 8 de Maio.

Para quem visitar o presépio na Rua da Sofia, além da beleza das figuras, é possível conhecer um pouco da história do presépio e da obra do mestre Cabral Antunes, lendo os cartazes afixados na montra.

Recorde-se que o presépio foi encomendado pela Câmara Municipal de Coimbra em 1964 e a 15 de dezembro de 1966, foi inaugurado com três figuras: a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus. Só posteriormente foram acrescentadas as figuras da vaca, do burro, dos três reis magos e dos dois pastores. O lugar privilegiado de exposição foi sempre a Praça 8 de Maio, mas após atos de vandalismo, entre 2014 e 2017 passou a ser exposto no Edifício Chiado. Em 2018, esteve no Mercado D. Pedro V. Refira-se que o restauro exigiu trabalhos de consolidação em profundidade e depois estrutural de modo a garantir a sua preservação.

 

 

 

Dezembro 15, 2024 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right