Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Companhia de Teatro Marionet vence prémio Fundações Arte e Ciência 2024

Com sede em Coimbra, a companhia “foi premiada pelo seu trabalho inovador e interdisciplinar que conecta as artes performativas e a ciência”, justifica o Centro Português de Fundações

A Marionet – Companhia de Teatro venceu o prémio Fundações 2024, na categoria Arte e Ciência, do Centro Português de Fundações, no valor de 25.000 euros que vai «ajudar a respirar melhor» e a concretizar novos projetos.

Na categoria Cidadania e Solidariedade, foram distinguidos ex aequo os projetos "Movimento Transformers", da Associação Juvenil Transformers, e "voluntariaMENTE", da associação Pista Mágica.

Com sede em Coimbra, a Marionet – Companhia de Teatro “foi premiada pelo seu trabalho inovador e interdisciplinar que conecta as artes performativas e a ciência”, justifica o Centro Português de Fundações (CPF).

«A companhia destacou-se pela sua originalidade, criatividade e impacto em múltiplas dimensões – artística, educativa, cultural e social –, promovendo uma reflexão profunda sobre as fronteiras entre conhecimento e criatividade», destaca o comunicado do CPF.

No entender deste centro, «este reconhecimento celebra não apenas o talento artístico e abordagem à ciência da Marionet, mas também o seu compromisso em criar pontes que enriquecem o panorama cultural e científico português».

A companhia recebeu a notícia com «imensa alegria e orgulho e foi até um momento muito emotivo», admitiu a diretora de produção, Francisca Moreira, já que estavam a “entrar em palco para a estreia do último projeto, "O Virtuoso'”.

«Além do prémio, foram as palavras que nos dirigiram. Além dos parabéns pelo nosso trabalho e por o considerarem extraordinário, disseram-nos que, mais do que este prémio, gostavam de continuar a apoiar a Marionet e isso abre-nos novas oportunidades e possibilidades para o futuro», revelou Francisca Moreira.

O prémio «é muito a cara» da companhia que cruza as artes com a ciência e isso, assumiu à agência Lusa a diretora de produção, «é muito o trabalho» desta estrutura que nasceu em 2000 e, agora, com o prémio de 25.000 euros vai «respirar melhor».

O valor será «um enorme apoio» à atividade da companhia que também conta com «um apoio sustentado» da Direção-geral das Artes (DGArtes) e com 30.000 euros por ano da Câmara Municipal de Coimbra.

«Este prémio permite-nos criar novos projetos e, especialmente, chamar mais pessoas para trabalhar connosco», reconheceu Francisca Moreira.

A companhia, que até há um ano, contava com quatro pessoas, «graças a um prémio, no ano passado, foi possível ir buscar mais duas, uma a meio tempo» e estava-se a «viver o problema de terem de sair». «Agora, garantidamente elas vão ficar», e continuarão a ser seis elementos, adiantou a diretora de produção.

O prémio vai também permitir «melhorar projetos previstos» para as comemorações dos 25 anos e até criar novos projetos. Por exemplo, acrescentou, a autora Marta Poiares “está a escrever um livro dos 25 anos com recolha de testemunhos e entrevistas”.

“É um trabalho que está a ser gravado em vídeo, mas só ia sair o livro, por falta de verbas. Agora vai ser possível fazer um documentário, tal como gostaríamos que acontecesse», revelou à agência Lusa a diretora de produção.

O prémio total do CPF é de 50.000 euros, a dividir por duas áreas: Arte e Ciência e Cidadania e Solidariedade.

A Marionet ganhou 25.000 euros e os outros 50% foram atribuídos, em ‘ex aequo’ a dois projetos: "Movimento Transformers", da Associação Juvenil Transformers, que "capacita crianças e jovens em risco de exclusão social, incentivando a sua participação ativa na comunidade", e "voluntariaMENTE", da Pista Mágica – Associação, "que une o voluntariado à promoção da saúde mental, estimulando o envolvimento ativo da comunidade como agente de transformação".

«Ambos os projetos se destacaram pela sua capacidade de replicação, impacto na promoção da coesão comunitária e pela resposta inovadora a desafios sociais atuais e complexos», justifica o CPF.

Dezembro 16, 2024 . 19:13

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right