Mosteiro de Seiça foi pequeno para inauguração de presépios de Maria Cavaco Silva
A sala de exposições do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, em Ribeira de Seiça, freguesia do Paião, foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir, ontem, à inauguração da mostra que reúne algumas peças da coleção de presépios de Maria Cavaco Silva.
A exposição junta apenas 70 exemplares das largas centenas de presépios que a antiga primeira-dama foi colecionando ao longo de muitos anos e de muitos lugares do mundo, atravessando variadas épocas, e que se encontram à guarda do Museu da Presidência.
Assim, a mostra conta com presépios de todos os tamanhos e feitios, dos mais tradicionais aos mais modernos, e está patente ao público até ao dia 26 de janeiro.
Pedro Santana Lopes foi o cicerone do evento de inauguração, que à chegada de Maria e de Aníbal Cavaco Silva os recebeu com um momento musical, que esteve a cargo do Duo da Orquestra Clássica do Centro com a soprano Regina Freire.
O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz afirmou ser uma «honra» ter estes presépios expostos naquele monumento nacional, por considerar ser uma «coleção de sonho».
Além disso, o autarca figueirense aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho desenvolvido por Cavaco Silva, eleito o 19.º Presidente da República, «em prol da cultura e do património em Portugal».
Por sua vez, Maria Cavaco Silva mostrou-se satisfeita por ver «algumas das melhores peças» em exposição naquele monumento da Figueira da Foz, comentando que se considera sempre uma das «maiores entusiastas» em relação à sua coleção de presépios.
A antiga primeira-dama disse ainda que, para si, é uma «tristeza» ter muito deste espólio guardado em caixas e, por isso, revelou que um dos seus sonhos é ter um espaço para exibi-los.
Em relação às histórias sobre cada um dos seus presépios, garantiu lembrar-se de todas e que teria muito para contar.
Mas do lado de fora da sala ainda estavam muitas pessoas à espera para entrar e conhecer os 70 presépios ali presentes. No final do seu discurso, Maria Cavaco Silva foi surpreendida com a oferta de mais dois presépios para incluir na sua vasta coleção.
De referir que o Mosteiro de Santa Maria de Seiça encontra-se aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14h00 às 18h00, e a entrada é paga.