Lenda da Beira valoriza medronho e o seu elevado potencial
Cerca de 180 produtores, investigadores, comerciantes e entusiastas participaram no VII Encontro do Medronho e do Medronheiro, promovido pela empresa Lenda da Beira, de Pampilhosa da Serra. Uma «adesão muito boa», no entender do empresário José Martins, criador da marca Lenda da Beira, que destaca o crescente interesse que a cultura deste produto endógeno tem vindo a registar.
«As pessoas começam a ter a perceção de que é preciso trabalhar em parceria», adiantou o empresário, que deu como exemplo a presença da Adega Cooperativa da Lourinhã, bem como de produtores de todo o país, que «vêm aprender, partilhar experiências e explorar as potencialidades» deste tipo de plantação e utilização do fruto.
“Nutrição e fertilização” foram os temas analisados por Rosinda Leonor Pato, da Escola Superior Agrária de Coimbra, Joaquim Sousa, da Compo Expert, e João Dias, da Cooperativa Portuguesa de Medronho, numa conferência que contemplou uma visita à plantação de medronheiro na aldeia de Signo Samo e à destilaria da Lenda da Beira.
A Lenda da Beira, fundada em 2011, foi pioneira na região na produção e comercialização de medronho, com especial destaque para a aguardente. Hoje é considerada uma verdadeira “embaixadora” regional do medronho e do medronheiro, que todos os anos promove este encontro.