Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Assembleia Municipal de Coimbra aprova Orçamento para 2025

Documento contou com as abstenções do PS e da CDU. Cidadãos por Coimbra vota contra

O Orçamento Municipal (OM) da Câmara de Coimbra para 2025 foi aprovado hoje, por maioria, beneficiando das abstenções do PS e da CDU, bem como dos votos a favor Coligação “Juntos Somos Coimbra”. Os únicos dois votos contra foram dos deputados do Cidadãos por Coimbra. O PS altera, assim, o seu sentido de voto em sede de reunião de executivo, onde votou contra o OM e as Grandes Opções do Plano (GOP).
Recorde-se, que o orçamento para 2025, no valor de 249,1 milhões de euros, elaborado numa «conjuntura de forte instabilidade económica e social a nível global», reflete, segundo José Manuel Silva, «o amplo sucesso das candidaturas apresentadas pelo município ao PRR e ao Acordo de Parceria Portugal 2030, não representando este elevado valor orçamental que a câmara tenha aumentado significativamente a capacidade de financiamento e investimento próprio».
Miguel Fonseca, todavia, que o documento mostra, desde logo, as «condicionantes que resultam da exigência de consolidação das contas públicas, assim como os pressupostos macroeconómicos e de política do Governo». Por outro lado, sublinhou o vereador com o pelouro das finanças, «constata-se uma vez mais que este documento foi elaborado no quadro de uma conjuntura económica e financeira que apresenta uma trajetória de recuperação».
Assim, o Orçamento totaliza 249,1 milhões, «prevendo-se uma poupança corrente de 17,9 milhões (7 % do total do Orçamento) que financia as despesas de capital, cumprindo assim a regra do equilíbrio orçamental global». A este respeito, reconhece o autarca, «deve realçar-se que existem responsabilidades financeiras já registadas para 2025 no total de 82,5 milhões (relativos a despesas de funcionamento e de capital, não incluindo despesas com pessoal), resultantes de compromissos plurianuais, os quais asseguraremos com competência e rigor».

Dezembro 19, 2024 . 18:35

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right