Assembleia Municipal de Coimbra aprova Orçamento para 2025
O Orçamento Municipal (OM) da Câmara de Coimbra para 2025 foi aprovado hoje, por maioria, beneficiando das abstenções do PS e da CDU, bem como dos votos a favor Coligação “Juntos Somos Coimbra”. Os únicos dois votos contra foram dos deputados do Cidadãos por Coimbra. O PS altera, assim, o seu sentido de voto em sede de reunião de executivo, onde votou contra o OM e as Grandes Opções do Plano (GOP).
Recorde-se, que o orçamento para 2025, no valor de 249,1 milhões de euros, elaborado numa «conjuntura de forte instabilidade económica e social a nível global», reflete, segundo José Manuel Silva, «o amplo sucesso das candidaturas apresentadas pelo município ao PRR e ao Acordo de Parceria Portugal 2030, não representando este elevado valor orçamental que a câmara tenha aumentado significativamente a capacidade de financiamento e investimento próprio».
Miguel Fonseca, todavia, que o documento mostra, desde logo, as «condicionantes que resultam da exigência de consolidação das contas públicas, assim como os pressupostos macroeconómicos e de política do Governo». Por outro lado, sublinhou o vereador com o pelouro das finanças, «constata-se uma vez mais que este documento foi elaborado no quadro de uma conjuntura económica e financeira que apresenta uma trajetória de recuperação».
Assim, o Orçamento totaliza 249,1 milhões, «prevendo-se uma poupança corrente de 17,9 milhões (7 % do total do Orçamento) que financia as despesas de capital, cumprindo assim a regra do equilíbrio orçamental global». A este respeito, reconhece o autarca, «deve realçar-se que existem responsabilidades financeiras já registadas para 2025 no total de 82,5 milhões (relativos a despesas de funcionamento e de capital, não incluindo despesas com pessoal), resultantes de compromissos plurianuais, os quais asseguraremos com competência e rigor».