Estrada “perdida na Beira” fechada e sem 1,2 milhões de euros para arranjo
Há anos que a estrada que liga o concelho da Pampilhosa da Serra ao de Oleiros se encontra encerrada. «Entulho», como lhe chama um pampilhosense, impede a passagem da localidade de Janeiro de Baixo para Admoço. João Barreto queixa--se desta falta de acesso e, ironicamente, até cita o famoso Tony Carreira - outro pampilhosense, por sinal - dizendo estar em causa “uma aldeia perdida na beira”.
Inconformado, o munícipe diz que a situação já tem «mais de quatro anos» e que o problema só acentua ainda mais a desertificação e o envelhecimento da região. Jorge Custódio, presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, diz que não são exatamente quatro anos, mas «dois anos e tal», explica que a solução não é assim tão simples e que a autarquia têm-se desdobrado em iniciativas para resolver um problema que é dos dois concelhos - a estrada é municipal de Pampilhosa da Serra e Oleiros - mas que exige uma intervenção ao nível governamental.
Voltemos ao munícipe. «Com o encerramento deste pequeno troço, as centenas de pessoas que persistem em viver no interior, têm que fazer desvios de quilómetros, quando podiam fazer em poucos quilómetros», diz João Barreto, frisando que «o que os habitantes querem é que este pequeno troço seja reaberto com a devida segurança». Mais ainda, lembra que a via é municipal, a câmara pediu apoio ao Governo anterior que caiu e «o prometido apoio parece que foi para a gaveta». «O que para alguns parece um problema fácil de resolver, por aqui é um autêntico tormento. Todos sabemos que se este problema fosse numa cidade, Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, há muito tempo que estaria resolvido», acusa, considerando «absurdo» que a estrada tenha sido trancada recorrendo a «entulho».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: