Embaixada de Portugal em Kiev atingida por ataque russo
A embaixada de Portugal em Kiev foi atingida esta sexta-feira por um ataque russo à capital ucraniana, numa zona onde, aliás, se concentram várias embaixadas.
De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que condenou o ataque e o considerou "inaceitável", foram registados apenas danos materiais, com janelas e portas a ficarem danificadas. Apesar do ataque, a embaixada está a funcionar.
O Governo anunciou que apresentará um protesto formal à Federação Russa. "O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal. É absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas", lê-se em comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros.
O encarregado de negócios da Federação Russa "foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa", acrescentou o Palácio das Necessidades.