Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Empreitada para melhorar condições no cais da Flixbus está adjudicada

Vai arrancar “a curto prazo” a intervenção para colocar abrigo, cais de embarque e iluminação pública na Rua do Padrão, garante autarquia

A empreitada que prevê a colocação de abrigo, criação de cais de embarque e melhoria da iluminação pública na Rua do Padrão, por debaixo do viaduto do IC2, onde está, entre outros, o terminal de transportes da Flixbus já foi adjudicada e está, neste momento, em fase de contrato, confirmou ao Diário de Coimbra fonte da Câmara Municipal de Coimbra.

Em resposta ao pedido de ponto de situação deste projeto, enviada, via e-mail pelo nosso jornal, o executivo confirmou um atraso no arranque da intervenção após ter ficado sem interessados o primeiro procedimento de empreitada. Tendo sido lançado novo procedimento, após reformulação, surgiram interessados, tendo a empreitada sido adjudicada no final de novembro e «estando o processo em fase de elaboração de contrato».

A Câmara garante o arranque da intervenção «a curto prazo».

Fica, assim, dado mais um passo para atenuar as críticas dos muitos utilizadores daquele serviço de transportes privado, não só no que diz respeito à segurança, como também às condições físicas, em particular durante o inverno em que, sem abrigos, aquele terminal deixa os passageiros expostos a frio e chuva. A própria administração da Flixbus tem vindo a queixar-se da falta de condições, deste que é um dos terminais com maior aumento de procura.

Aliás, em nota ontem enviada ao Diário de Coimbra, Pablo Pastega, vice-Presidente da FlixBus para a Europa Ocidental e diretor-geral da FlixBus em Portugal, apontava Coimbra como uma das «prioridades da FlixBus em termos de locais de paragem, já que a Rua do Padrão não reúne as condições mínimas de conforto e segurança» lamentando que a Câmara «também não tenha dado resposta a este problema».

Em resposta anteriormente dada ao Diário de Coimbra, a Câmara Municipal recordava todo o processo. «Conforme é do conhecimento da Flixbus, o Município de Coimbra procedeu de forma regular à consulta da entidade gestora do interface da Av. Fernão Magalhães (vulgo central de camionagem), a qual tem reiteradamente manifestado falta de espaço para acomodar outros operadores».

 

CMC espera protocolo com a IP

«Por este facto foi o Município obrigado a procurar outro espaço capaz de acomodar as operações dos serviços expresso (…) Esse espaço foi a Rua do Padrão, tendo sido do agrado dos operadores, incluindo a Flixbus, face à facilidade de acesso e à rapidez na entradas e saídas da cidade», recorda. «Este espaço permite ainda que, com grande facilidade, se procedam às operações de transbordo, a partir da rede municipal de transportes públicos, serviço de táxi e TVDE, serviços da CP, assim como através da utilização de meios de mobilidade suave, face à sua proximidade ao centro da cidade», continua.

A Câmara de Coimbra recorda que é também do conhecimento da Flixbus que o primeiro procedimento, cujo prazo de entrega de propostas terminou a 8 de outubro, não teve interessados e que foi lançado, entretanto, outro procedimento, este sim já com uma empresa escolhida.

«Também com o intuito de dotar o espaço de melhores condições para os utilizadores dos serviços expresso que param na Rua do Padrão, o Município tem vindo a desenvolver os procedimentos para poder utilizar as instalações que se encontram naquele local, para as quais está prevista a instalação de um quiosque/cafetaria de apoio, o qual deverá garantir o funcionamento de uma sala de espera e de instalações sanitárias de acesso público», informa ainda a autarquia.

A autarquia espera poder elaborar um protocolo com a Infraestruturas de Portugal, proprietária daquelas instalações que permita ao município «promover os concursos de concessão para a exploração dos espaços».

A autarquia recorda ainda que o espaço da Rua do Padrão, ainda que objeto de investimentos a curto prazo para melhoria das suas condições, é de carácter temporário, estando prevista a construção de uma gare intermodal integrada na futura Estação de Coimbra, incluída no procedimento de concurso internacional para a construção do troço da Linha de Alta Velocidade, entre Oiã e Soure, com as propostas a poderem ser apresentadas até janeiro de 2025.

 

Reforço de 29% nas linhas para Coimbra

A FlixBus reforça, a partir desta semana e até janeiro, todas as linhas domésticas e internacionais a fim de responder às necessidades de mobilidade de portugueses e turistas nesta época natalícia. Nas linhas nacionais, há viagens que crescem até 60%, sendo que, no total, o aumento na rede é de 24% (15% na operação internacional). Coimbra regista um aumento na procura, e as viagens para a cidade foram reforçadas em 29%. A ligação Lisboa-Porto passa a ter até 166 viagens (83 em cada sentido) durante este período de Natal e Ano Novo, o que representa um aumento de 60% face ao ano anterior, em que foram disponibilizadas 104 viagens neste eixo.

Dezembro 22, 2024 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right