Montemor apresenta projeto educativo local
O Projeto Educativo Local (PEL) de Montemor-o-Velho foi apresentado no Conselho Municipal de Educação e recebeu parecer favorável por unanimidade. Este instrumento estruturante de planeamento, que estabelece as linhas orientadoras estratégicas para a intervenção na área da educação no concelho, vai ser submetido a deliberação dos órgãos municipais, com vista à sua entrada em vigor.
Complementar à Carta Educativa, o PEL visa, de acordo com nota explicativa do município de Montemor, «a construção de um modelo educativo próprio, territorializado e dinamizador das políticas locais de educação, com o objetivo de qualificar e melhorar a educação e a formação ao longo de todo o ciclo de vida, otimizando os recursos disponíveis no território».
Com o PEL, o Município de Montemor-o-Velho «volta a inovar, a sonhar e a demonstrar, inequivocamente, que a educação é uma prioridade para este executivo», refere a vereadora da Educação, Diana Andrade, considerando que o PEL, além do «necessário envolvimento de todas as crianças e adolescentes, bem como de toda a comunidade educativa, construindo experiências verdadeiramente diferenciadoras» incentiva a «pensar e estruturar a educação a partir do local, do território, da identidade, da ação das pessoas, prolongando-se, desta forma, a todas as idades e a todos os espaços da vida».
O diagnóstico realizado permitiu identificar quatro eixos estratégicos que sustentam o PEL e a sua implementação: Requalificação, Reorganização e Valorização do Território; Sucesso Educativo e Inclusão; Cidadania, Cultura e Ambiente; e Inovação, Qualificação e Formação ao Longo da Vida.
Para cada eixo, o projeto define objetivos concretos que irão orientar as políticas e ações no território.
Este projeto surge em resposta ao reforço das competências municipais introduzidas pelo processo de descentralização administrativa do Estado.
O documento foi elaborado pela Universidade de Coimbra, sob a coordenação do professor António Rochette.
«Montemor-o-Velho assume, assim, um papel ativo e inovador no planeamento estratégico da educação, apostando na formação, promoção e desenvolvimento da comunidade e promovendo experiências educativas significativas, inclusivas e diversificadas», refere a autarquia, em comunicado.