PJ recupera nove obras de arte de João Rendeiro
A Polícia Judiciária, em estreita articulação com o Ministério Público/DCIAP, no âmbito do processo em que João Rendeiro estava condenado da prática de crimes de branqueamento, conseguiu já recuperar até ao dia de ontem cerca de 9 obras de arte que se encontravam descaminhadas.
Em outubro de 2021, na sequência da fuga de João Rendeiro, e da notícia do descaminho de diversas obras de arte, no âmbito do processo no qual este estava condenado a Polícia Judiciária, encetou diligências, tendo em vista a localização e recuperação do produto do crime, tendo sido igualmente aberto inquérito no DCIAP contra João Rendeiro, Maria de Jesus Rendeiro, Florêncio Plácido Correia de Almeida e outras pessoas.
No âmbito dessas diligências, que envolveram, além do mais, a expedição de pedidos de cooperação judiciária internacional ao Reino Unido, EUA, França, Espanha, África do Sul, Suíça e Bélgica, foi conseguida a recuperação de diversos bens e valores.
Ainda no decurso da investigação, além de outros bens móveis, foram arrestados ou apreendidos os diversos bens, que estavam na esfera de Maria de Jesus Rendeiro e João Rendeiro no valor no valor de cerca de 70.000.000,00 euros.