Estágio de formação de treinadores de basquetebol foi um sucesso
A Associação de Basquetebol de Coimbra (AB Coimbra) encerrou no dia 22 de dezembro o Estágio de Formação de Treinadores, realizado em colaboração com a Federación Andaluza de Baloncesto (FAB). O projeto, que levou cerca de uma dúzia de treinadores até Punta Umbría, Huelva, Espanha, consistiu numa semana de intensa formação conduzida por um grupo de formadores de excelência.
«A iniciativa foi amplamente considerada um sucesso, atingindo plenamente os objetivos estabelecidos. A AB Coimbra expressa o seu agradecimento à FAB pela hospitalidade e pela organização irrepreensível, bem como aos treinadores e selecionadores que participaram no programa. Estes mostraram-se abertos ao feedback dos formadores e contribuíram ativamente com a partilha de experiências, o que enriqueceu significativamente o conteúdo das sessões formativas. A Associação destaca também o papel crucial das famílias dos atletas, que prontamente permitiram que os seus filhos vivenciassem novas abordagens e realidades no âmbito desportivo, confiando na AB Coimbra para proporcionar uma experiência marcante de crescimento pessoal e técnico», pode ler-se na nota de imprensa.
Além dos treinadores, a AB Coimbra levou as suas seleções distritais de sub-14 e sub-16, que realizaram o estágio de Natal em preparação para a participação na Festa do Basquetebol Juvenil, agendada para abril de 2025, em Albufeira. A presença dos atletas revelou-se uma mais-valia para o estágio, enriquecendo as sessões práticas de formação e permitindo maior interação entre treinadores e jogadores.
Os cerca de 45 atletas envolvidos tiveram a oportunidade única de treinar e aprender com alguns dos melhores treinadores de Espanha, incluindo David Ortega Pias, técnico da seleção espanhola de basquetebol, com um currículo que inclui títulos como o Campeonato do Mundo, o Eurobasket e participações em Jogos Olímpicos.
«A ABCoimbra acredita que esta experiência terá um impacto positivo no desenvolvimento da modalidade no distrito, promovendo a excelência e elevando o basquetebol a novos patamares», conclui.