Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Casal perde a vida em incêndio urbano no Monte Formoso

As vítimas são Américo Petim, moçambicano da Beira, a residir em Coimbra há várias décadas e que integrava o executivo da União das Freguesias de Coimbra, e a esposa.

Um homem de 80 anos e a mulher de 77, foram encontrados mortos na apartamento em que que residiam , esta madrugada, no Bairro Monte Formoso, em Coimbra, devido à inalação de fumos, na sequência de um incêndio. As vítimas são Américo Petim, moçambicano da Beira, a residir em Coimbra há várias décadas e que integrava o executivo da União das Freguesias de Coimbra, e a esposa.

«Quando chegámos ao local, tivemos de arrombar a porta de entrada do apartamento do 4.º andar do Lote 19-21 da Rua Cidade de Hall, e as chamas eram muito reduzidas, mas existia uma grande quantidade de fumo. Iniciámos de imediato as buscas de vítimas e encontrámos a senhora, de 77 anos, caída no quarto de banho e, um pouco depois, o homem, noutra divisão», referiu Paulo Serra, sub-chefe de 1.ª classe dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.

«Trouxemos o casal para o exterior do apartamento que se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Pese embora as manobras efetuadas para reverter o quadro clínico, infelizmente não foi possível esse desfecho, cujo óbito foi declarado no local às 4h15 pelo médico do INEM», sublinhou Paulo Serra.

«Os corpos foram transportados às 7h00 para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses pelo contingente da Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Coimbra, restando aos operacionais presentes no local ventilar o apartamento que se encontrava com muito fumo», acrescentou o sub-chefe de 1.ª classe dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.

O alerta foi dado às 3h29, muito provavelmente por um vizinho que observou fumo a sair pela varanda do referido apartamento, mobilizando os operacionais dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Polícia Judiciária (PJ), num total de 28 elementos, auxiliados por nove viaturas.

O presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, soube da tragédia pouco tempo depois por Luís Correia, homólogo da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, manifestando que Américo Petim «era um homem bom, daqueles que o é mesmo, em toda a sua dimensão, em todo o seu ser». «Deixa um legado enorme no fazer bem, como profissional e homem. Foi uma honra tê-lo ao meu lado estes sete anos, uma honra ter privado consigo. Vai-me fazer muita falta, vai-nos fazer muita falta. Que sejamos capazes de perpetuar o seu legado. Até um dia, amigo», registou ainda João Francisco Campos.

Dezembro 30, 2024 . 09:46

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right