População de Coimbra com boa adesão a cerimónia de ano jubilar
Celebrou-se ontem em Coimbra a peregrinação simbólica que deu início ao Ano Santo Jubilar - Peregrinos da Esperança, que se comemora durante todo o ano de 2025.
O jubileu será o foco incontornável da Igreja durante o próximo ano, como o bispo de Coimbra referiu, e isso trará novas atividades e reflexões à comunidade.
Como mencionou na entrevista ao Diário de Coimbra, publicada no dia 26 de dezembro, a Diocese de Coimbra procura uma forma renovada de abordar os temas da atualidade, e tentará mostrar que «a palavra de Jesus e do Evangelho é a de diálogo», que considera ser muito importante nos tempos que correm.
Na passada semana, o Papa Francisco relembrou os valores a abraçar em alturas de “desafios complexos” (referindo-se aos polos de conflito armado espalhados pelo mundo), considerando que a esperança será essencial para dar a volta às guerras que se fazem sentir por todo o globo.
Recordamos que o Jubileu celebra-se de 25 em 25 anos e é um dos marcos mais distinguidos e importantes mencionados na Bíblia, ou seja, o último ano jubilar foi o do torno do milénio, em 2000.|