Bombeiros Sapadores de Coimbra agradecem ajuda no combate ao incêndio na Rua da Sota
O incêndio urbano de grandes proporções, que deflagrou neste último domingo dia 29 de dezembro na rua da Sota em Coimbra, causou um impacto devastador, com perda de um restaurante e com ele, um espaço fonte de sustento e ponto de encontro para a comunidade. A corporação dos Bombeiros Sapadores de Coimbra lamenta «com tristeza todas as perdas materiais causadas pelo incêndio e que não conseguimos salvar. Deixamos aqui uma palavra de conforto aos proprietários e às famílias que perderam tudo e ficaram privadas, do aconchego do seu lar».
A corporação refere ainda que «este incêndio desafiou a capacidade dos Bombeiros que treinam todos os dias para garantir que estão física, técnica e mentalmente preparados para responder a qualquer tipo de emergência com eficiência e segurança. A todas as forças de bombeiros, que enfrentaram connosco na linha da frente com coragem e determinação, às entidades públicas e privadas que estiveram presentes e envolvidas direta ou indiretamente no combate a este incêndio, que pelas suas características de grande rapidez de propagação, com possibilidade de colapso estrutural o que veio a acontecer parcialmente, associado ao desenvolvimento muito rápido de fumo denso que dificultou a visibilidade e as operações de evacuação e resgate das pessoas que ali habitavam ou estavam o nosso obrigado. Este foi mais um momento de grande desafio para todos, mas a dedicação, coragem e cooperação de todas as entidades permitiram proteger vidas e bens. Estes momentos provam que o trabalho em equipa é a nossa maior força diante da adversidade. Cada contributo, independentemente da dimensão, foi fundamental para superar este desafio. Reafirmamos o nosso compromisso de servir com dedicação e grande profissionalismo, e este episódio desafiador que demonstrou, uma vez mais, a coragem e a competência inigualáveis destes profissionais que arriscaram a própria segurança para proteger vidas bens e o bem-estar coletivo e sem haver baixas é exemplo disso. Relembramos a bravura do resgate efetuado a uma vítima já envolvida pelos fumos, esta foi encontrada neste cenário de horror estando em paragem cardiorrespiratória, e só a bravura, resistência, espírito de sacrifício e rapidez de atuação dos nossos bombeiros, permitiu que a vítima fosse encaminhada para a unidade hospitalar com vida.
O trabalho incansável das equipas dos Bombeiros Sapadores, Voluntários de Coimbra, Brasfemes, Condeixa, Soure, Papilhosa, Mealhada, Penacova e aliadas às restantes equipas multidisciplinares de socorro pré-hospitalar, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e forças de segurança PSP , Polícia Municipal e proteção Civil Municipal, integradas num bom Comando entre todas estas entidades, são reflexos do compromisso e do profissionalismo que inspiram confiança em todos nós e foi crucial para evitar uma tragédia maior. São estes incêndios que nos desfiam e colocam à prova e quando tudo acaba bem com zero de baixas, nos enchem de orgulho e motivo para continuarmos a ter a formação, o treino, bons materiais de proteção individual e coletivos e bons equipamentos capazes de dar uma resposta capaz a esta Cidade de Coimbra, que pelas suas particularidades de rara beleza, património histórico, cultural, riqueza arquitetónica, educação, gastronomia, hospitalidade, natureza e segurança seja um exemplo para todos». E termina com «Que o espírito de serviço e força nunca esmoreçam».