ESEC abre candidaturas ao Prémio Leonor Riscado
Tem início a 1 de janeiro o período de candidaturas ao Prémio Leonor Riscado - Investigação em Literatura para a Infância, promovido de dois em dois anos pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) para «promover e reconhecer a excelência em investigação em literatura para a infância».
Segundo divulgou ontem a escola do Politécnico de Coimbra, o prémio que homenageia a docente Leonor Riscado distinguirá um trabalho académico, estudo, investigação e/ou livro inédito que tenha sido produzido nos dois anos anteriores à data de submissão da candidatura, estando a iniciativa aberta a todos os investigadores, nacionais ou internacionais, desde que o texto tenha sido redigido em Portugal.
O valor do prémio é de cinco mil euros, sendo a sua atribuição, ao autor e/ou aos autores do estudo (caso se trate de um trabalho coletivo), da responsabilidade de um júri composto por cinco elementos a designar, em cada edição, mediante a proposta atempada do Grupo Científico e Disciplinar de Humanidades ao Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Educação.
«Com esta distinção, a ESEC perpetua o legado de Leonor Riscado, cujo contributo no âmbito dos estudos da literatura para a infância lhe granjeou o reconhecimento nacional e internacional. Este prémio reflete não apenas o desígnio da sua vida profissional, mas também a sua dedicação a este campo de estudos ao longo de toda a sua vida», refere a instituição.
Investigadora especializada em literatura para a infância e juventude, Leonor Riscado, que faleceu em 2021, aos 61 anos, foi professora adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra (onde presidiu ao conselho científico) e membro da Associação Portuguesa de Críticos Literários, tendo ainda integrado a secção portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens.
Os interessados podem consultar o regulamento do prémio na internet em https:// www.esec.pt/premio-leonor-riscado-investigacao-em-literatura-para-a-infancia/