Figueira acolhe o Dia Nacional do Motociclista
As cerimónias do Dia Nacional do Motociclista vão realizar-se, em 2025, na Figueira da Foz, segundo consta do calendário de atividades agora revelado pela Federação Motociclismo de Portugal. «Seguindo o princípio de levar a celebração deste dia a diferentes locais do país, em 2025 as cerimónias irão decorrer no dia 27 de abril na cidade da Figueira da Foz. Com o apoio da Câmara da Figueira da Foz, das autoridades locais e da Diocese de Coimbra. Como é tradição, a Charanga a Cavalo da GNR vai ser convidada a participar nas cerimónias», pode ler-se numa publicação da Secção de Motociclismo do Clube Automóvel do Centro.
São esperados mais de 10 mil motociclistas para um evento que no ano passado se realizou em Vila Verde. A primeira celebração do Dia Nacional do Motociclista aconteceu em 1997, no Mosteiro dos Jerónimos e envolve sempre uma cerimónia religiosa que recorda os motards já falecidos e durante a qual é feita a bênção das motos e dos capacetes.
Lés-a-Lés com novidades
Ainda no mundo das “duas rodas”, também na Figueira da Foz, a 23 de março, no Hotel Malibu, será feita a apresentação do 27.º Portugal de Lés-a-
-Lés e, como de costume, logo ali abrirão as inscrições para a grande maratona mototurística que vai para a estrada de 7 a 10 de junho.
Um pouco mais tarde, em abril, será publicado o regulamento do 10° Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, abrindo as inscrições no início de julho. Quanto à travessia por caminhos de terra batida de Norte a Sul do País, mantém-se os primeiros dias de outubro, de 1 a 4, datas para apontar desde já na agenda de 2025.
Novidade para este novo ano será uma aventura organizada pela FMP, entre 8 e 11 de maio, e que será dedicada, em exclusivo, a motos com mais de 30 anos. O percurso será mais curto do que o acontece no Lés-a-Lés e a travessia do País não será de Norte para Sul ou vice-versa mas sim Este-Oeste-Este num ziguezague de etapas menos extensas.