Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Associação Filarmónica de Arganil tem novo maestro e dois executantes

O novo maestro Alexandre Madeira e dois executantes, Susana Batista e Rodrigo Dias, foram apresentados no Concerto de Natal que assinalou os 90 anos dos Bombeiros de Arganil

A Associação Filarmónica de Arganil aproveitou a realização do seu tradicional Concerto de Natal, que teve lugar no passado sábado à noite, no salão nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arganil, para apresentar o novo maestro e dois novos executantes. Assim sendo, Alexandre Madeira que integra a Banda da AFA, desde outubro, enquanto maestro e diretor artístico desta associação foi dado a conhecer no referido concerto que encheu o salão, assim como a clarinetista Susana Batista e o trompetista Rodrigo Dias.

Congratulando-se por ver a sala cheia, Miguel Ventura referiu que é demonstrativo do «orgulho dos arganilenses pela vitalidade e dinâmica evidenciada pela AFA« e do «reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos soldados da paz», uma vez que este concerto, serviu de igual modo, para encerrar as comemorações dos 90 anos dos Bombeiros Voluntários de Arganil.

Aludindo ao maestro, o presidente da direção da Banda de Arganil, vaticinou-lhe «muitos êxitos neste projeto que agora abraça», garantindo que a «Associação irá continuar a trilhar o caminho do sucesso e do engrandecimento da sua história», em conjunto com ele.

Miguel Ventura mostrou-se «extremamente» satisfeito pela «qualidade artística» atingida pela banda, felicitando o maestro e os filarmónicos pelo «magnífico» concerto apresentado. «Este concerto dignifica a história da AFA e presta a merecida homenagem aos Bombeiros de Arganil, numa ligação feliz entre duas nobres instituições desta terra» sustentou.

Quase a concluir o seu mandato na AFA, e após seis anos como presidente, Miguel Ventura, partilhou a «emoção» que representou o momento. Destacando que uma das chaves do sucesso da AFA está na «união e coesão de um grupo alargado constituído por dirigentes, maestros e executantes».

Já Pedro Pereira Alves, presidente da direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arganil, enalteceu a disponibilidade da AFA em realizar o referido concerto, destacando a «elevada qualidade que esta instituição demonstrou e o trabalho que tem efetuado na promoção da música, garantindo aos jovens o acesso à cultura».

Após os elogios por parte de Isabel Carvalho, presidente da Assembleia Geral da AFA, dirigidos ao maestro e filarmónicos, encerrou as intervenções, Elisabete Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Arganil. A vereadora, salientou o «espírito de união que caracteriza toda a família da AFA», que no seu entender, deve ser «um exemplo do que deve ser o associativismo, deixando «votos de continuação dos sucessos e êxitos alcançados que, tanto têm elevado a cultura arganilense».

A autarca deixou ainda uma «palavra de apreço a todos os jovens que se dedicam e se disponibilizam para estas causas de associativismo a nível local».

Alexandre Madeira com vasta experiência

O novo maestro licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e como instrumentista de saxofone conta com experiência em orquestras nacionais e internacionais. E como maestro já dirigiu várias formações orquestrais de sopros, de cordas, sinfónicas. Susana Batista é clarinetista e Rodrigo Dias é trompista e são os novos membros da banda e iniciaram o seu percurso na Escola de Música da AFA.

Janeiro 2, 2025 . 08:34

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right