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847 pessoas atendidas nas urgências da ULS de Coimbra

Dia de ontem foi de elevada afluência aos serviços de urgência. Quase metade (454) estavam relacionados com infeções respiratórias nos centros de saúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra registou ontem, quinta-feira, uma «intensa atividade», com 847 episódios atendidos nos serviços de urgência, dos quais 42 resultaram em internamento, 454 atendimentos relacionados com infeções respiratórias nos centros de saúde e 360 atendimentos pela Linha SNS 24.

Em comunicado, a ULS indica que nos serviços de urgência pela triagem de Manchester, 19% dos casos foram
classificados como muito urgentes, 52% urgentes, 23% pouco urgentes e os restantes como não urgentes ou emergentes. Segundo esta entidade, nos Hospitais da Universidade de Coimbra foram atendidas 457 pessoas, 48 no Hospital Geral, 153 no Hospital Pediátrico, 112 no SUB de Arganil e 77 nas maternidades, destacando-se «a elevada afluência de crianças e jovens de 0 a 15 anos (22%) e de utentes com mais de 65 anos (32%).

Conforme consta do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde - Módulo de Inverno, ontem e hoje, as equipas de saúde do serviço de urgência estão a operar com reforço de profissionais, registando-se um «tempo médio de espera para triagem de 21 minutos».

«O tempo médio entre a triagem e a primeira observação médica foi de 54 minutos (valor variável de acordo com a prioridade atribuída e período do dia), sendo que, para doentes não urgentes, chegou a 71 minutos, com o tempo total de espera em alguns casos ultrapassando as 4 horas», indica a ULS.

Nos cuidados de saúde primários, os diagnósticos mais comuns foram as infeções do aparelho respiratório superior (280 casos), amigdalite (47), gripe (47), bronquite ou bronquiolite aguda (41) e pneumonia (38). Por faixa etária, 24% dos atendimentos foram a menores de 18 anos, 30% a pessoas entre 19 e 44 anos, 25% entre 45 e 64 anos, 8% entre 65 e 74 anos e 13% a utentes com mais de 75 anos.

Os Centros de Atendimento Clínico registaram 38 atendimentos no CAC Avelar e 6 no CAC Cantanhede.
Dos 360 atendimentos da linha SNS24, 49% resultaram em referenciação para serviços de urgência hospitalar, 40% para médico de família e 11% para autocuidado, indica ainda a ULS.

 

 

Janeiro 3, 2025 . 17:09

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