Abrigos para gatos instalados pela Junta de Luso
“Luso-Bussaco… Aqui há gatos!” é um programa da Junta de Freguesia de Luso, que pretende apoiar o trabalho de muitos cuidadores da freguesia, nomeadamente no que toca às colónias de gatos. Para esta autarquia «é importante evitar a proliferação de taças, pratos, caixas e comida pelo chão, dando melhores condições com a colocação de três abrigos que, para além de instigar a uma maior salubridade dos espaços, que os animais errantes também precisam, ainda embeleza os locais e transmite um bom aspeto».
«Fomos contactados e desafiados pela Associação “4 Patas e Focinhos” para termos abrigos para gatos, num projeto desenhado por eles e executado e financiado pela Junta», referiu Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso, sublinhando que foi também assinado um protocolo com a referida associação, em que esta autarquia disponibiliza um apoio monetário para esterilização destes animais errantes. «No fundo, estamos a minimizar problemas de saúde e de segurança públicos, algo que também é do agrado das cuidadoras, que até hoje iam tratando destas colónias urbanas de animais errantes, da maneira que lhes era possível», enfatizou.
Para o autarca de Luso, a iniciativa «pode bem ser “um pontapé de saída” para que o Município, que tem mais meios, possa fazê-lo em parceria com as associações de animais “Quatro Patas e Focinhos” e “Vira Lata, Vira Amor”».
«O Centro de Recolha Animal que a Câmara irá construir na Pedrulha é importante, mas muito importante também é a esterilização», defendeu.
Salomé Dias, presidente da direção da Associação Quatro Patas e Focinhos, explica que «foram os voluntários que residem em Luso, que foram transmitindo a necessidade de se fazerem uns espaços melhorados, que agora estão colocados em três pontos estratégicos da freguesia». «Desta forma, os animais pernoitam em melhores condições e mais abrigados, tornando os sítios onde as cuidadoras tratavam dos animais, um local mais organizado e limpo», congratula a dirigente, falando «numa iniciativa pioneira na região. Ficamos satisfeitas com esta sensibilidade da Junta de Luso».
Os três abrigos - um junto ao edifício da Turiluso, outro na estrada por detrás do Grande Hotel e ainda um outro no Moinhos – estão munidos de uma porta traseira, que permite às cuidadoras colocar comida e higienizar «nas melhores condições possíveis».
«Agradecemos a todos os cuidadores e a todas as pessoas em geral, que zelam pela limpeza, beleza, higiene dos abrigos e das suas áreas envolventes, porque ficam a ganhar os animais e a nossa terra», lê-se ainda na página da Junta de Freguesia na rede social Facebook.