Associações realizam cortejo dos Reis Magos na Figueira da Foz
Para celebrar o Dia de Reis, são dois cortejos que partem de pontos opostos domingo à noite, a partir das 20h30, na Figueira da Foz. O Cortejo dos Reis promovido pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto sai da Ponte do Galante. Já a Sociedade Filarmónica Figueirense dinamiza a sua Espera de Reis com um desfile a partir da estação de comboios da cidade. O destino é o mesmo: o presépio que se encontra instalado junto à Rua 5 de Outubro, em São Julião.
A iniciativa é uma representação teatral que estas duas associações locais realizam há vários anos, com o intuito de manter as tradições na cidade. São «responsáveis de tanto trabalho, de tamanha entrega e notável preservação da cultura popular da terra», afirma António Jorge Lé. O memorialista e também elemento da direção da Dez de Agosto sublinha ainda que «esta tradição, a mais antiga, pertence à memória coletiva da Figueira e imortaliza tantos atores amadores que ficam bem no quadro do carinho e do ingénuo jeito de fechar a época natalícia».
Refira-se que é junto ao presépio que haverá espaço para as atuações da Filarmónica Figueirense, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, do grupo musical Praia Mar do GIS, do Rancho das Camélias e do Grupo de Cantares da Dez de Agosto.
De mencionar que a Filarmónica Figueirense faz a interpretação do Auto dos Reis Magos, às 21h30, só que será na sede da sua coletividade. Voltará a repetir esta encenação sacra, no próximo dia 11, no mesmo local e no mesmo horário.
Já no dia 12, a partir das 15h30, a associação promove um concerto de reis num tributo ao padroeiro da freguesia, São Julião, que terá lugar na Igreja Matriz e que é aberto à população.
Entretanto, na segunda-feira, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto irá levar os Reis Magos do cortejo realizado na véspera, acompanhados pelo Pai Natal, a visitar as escolas básicas e os jardins de infância de Buarcos e de São Julião. A associação encerra assim as comemorações da quadra natalícia, assinalando o Dia de Reis junto dos mais novos.