Ciclovia de três quilómetros vai ligar Casa do Sal a Lordemão
O estudo prévio do eixo da ciclovia que vai ligar a Casa do Sal a Lordemão, que terá uma extensão de cerca de três quilómetros, vai ser apresentado quinta-feira, dia 9, às 21h00, no Centro Social do Monte Formoso.
De acordo com informação do município, o estudo prévio incidiu sobre a zona entre a futura estação “Monte Formoso” do Metro Mondego e Lordemão, junto ao Hospital Veterinário Universitário de Coimbra, uma área de características muito distintas, tanto no tecido urbano como na orografia, informa o município.
«O projeto abrange ainda a Casa do Sal, o Monte Formoso, o Bairro da Rosa, o Bairro do Ingote, o Bairro António Sérgio e o Planalto de Lordemão que, deste modo, vão beneficiar de uma requalificação urbana nos espaços de circulação, com uma melhoria generalizada da qualidade do espaço urbano, onde se incluiu também o projeto de arborização», acrescenta a autarquia em nota de imprensa.
A sessão, promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pela da Junta da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (UFESPF), em colaboração com as associações de moradores da zona, vai contar com a presença da vereadora da Mobilidade, Ana Bastos, e do presidente da Junta da UFESPF, Luís Correia.
Conforme consta do projeto, na zona do Monte Formoso, pretende-se a arborização seja assegurada, em parte, pela plantação dentro de logradouros privados, dada a grande condicionante de falta de espaço disponível. Nos locais onde o tecido urbano ainda não está consolidado, nomeadamente na Avenida José Sousa Fernandes, prevê-se a plena arborização do arruamento.
Em termos de alteração dos espaços de circulação viária, em alguns locais, como o caso da Rua Cidade de Poitiers, junto à entrada da Urbanização do Arco Pintado e da Urbanização Panorama, vai ser necessário alterar os estacionamentos para ligeiros, adianta a Câmara Municipal. Junto à Rua Cidade de Santos vai ser definida uma plataforma sobreelevada, que procura capitalizar as características de centralidade que este espaço tem em termos de vivências de bairro.
Já na Rua Cidade de Fez a proposta passa por introduzir dois sentidos, o que permite tornar a Rua Cidade de Yaroslav e a Estrada do Ingote em ruas de carácter local, cujo desenho do espaço vai levar a que a velocidade de circulação seja abaixo de 30 km/h.
«Nesta zona, a ciclovia vai partilhar, com segurança, o espaço com o automóvel. A grande rotunda existente no cimo da Rua Cidade de Fez, ao chegar ao Bairro da Rosa, perde a função de rotunda, mantendo-se a circulação apenas nas Ruas Cidade de Fez e Cidade de Cambridge, onde é desenhada uma pequena rotunda», revela.
«Esta alteração vai permitir criar um espaço de convivência e de contacto entre o Bairro da Rosa e o Monte Formoso. Ao longo da Rua Cidade de Cambridge a largura da faixa vai ser reduzida e a ciclovia desenvolve-se em parte na zona do estacionamento existente, empurrando o estacionamento para a via», informa ainda.
No Bairro do Ingote vai ser, igualmente, proposta uma reformulação em termos do espaço público que vai levar a alteração nos estacionamentos de ligeiros e à melhoria das condições e da qualidade do espaço dedicado ao peão. Mais à frente, na Avenida José Sousa Fernandes, em direção a Lordemão, o perfil tipo adotado vai ser idêntico ao do Ingote, embora se proponha a criação de uma alameda em que os estacionamentos paralelos à via são intervalados por novas árvores, conclui o município.