Enfermaria de contingência com mais 10 camas nos HUC para doentes respiratórios
No âmbito do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo de Inverno, abriu hoje uma enfermaria de contingência nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) com 10 camas adicionais destinadas a doentes respiratórios, prevendo-se ainda a abertura sequencial de até 58 camas para doentes respiratórios, distribuídas pelos HUC, Hospital Geral e Hospital Arcebispo João Crisóstomo.
A ULS de Coimbra lembra ainda que ontem entrou «em plena operação» a nova Unidade Central de Gestão de Camas, que funciona 24 horas por dia. «Esta é uma inovação introduzida pelos Hospitais da Universidade de Coimbra com o objetivo de otimizar a utilização e distribuição de 1267 camas hospitalares», salienta a ULS em comunicado.
Além disso, foi aberta uma vaga adicional no programa de hospitalização domiciliária, reforçando a capacidade de resposta da ULS Coimbra.
Recorde-se que está ativado, desde 26 de dezembro, o nível 1 do plano de contingência para os cuidados de saúde primários com reorganização das agendas dos profissionais para garantir que, pelo menos, 60% das consultas de situações agudas são realizadas no próprio dia, alargamento do horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários até às 20h00 e abertura de serviços de apoio ao plano de contingência, incluindo o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) para realização de raio X de tórax e o Edifício São Jerónimo (HUC) para realização de análises clínicas.