Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Benfeita presta homenagem a António Martinho e Artur Nunes da Costa

Descerradas fotografias dos dois antigos dirigentes do Centro Social e Paroquial da Benfeita. Homenagem foi da IPSS e da Editorial Moura Pinto

A Editorial Moura Pinto, em parceria com o Centro Social e Paroquial da Benfeita, homenageou dois antigos dirigentes, que integraram esta IPSS, António Martinho e Artur Nunes da Costa, (que não esteve presente) com o descerramento das suas fotografias, numa das salas da coletividade.

«Homem solidário, o amigo, o benfeitense é hoje homenageado pelo papel que desempenhou nesta instituição, sempre presente e vigilante, era o garante do bom funcionamento de todas as valências», começou por referir Carlos Cerejeira, em representação da Editorial Moura Pinto. O dirigente recordou ainda o «período mais marcante» da passagem de António Martinho por esta instituição, «entre abril de 2009 e setembro de 2012, respetivamente início e conclusão da ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) onde foi operário, encarregado, construtor, engenheiro, fiscal e dono da obra». Por isso, afiançou, «estes são motivos mais do que suficientes para lhes prestarmos esta homenagem de reconhecimento público da sua obra social».

Sobre Artur da Costa, o elemento da Editorial Moura Pinto salientou que este antigo membro do Conselho Fiscal «merece muito esta homenagem» que «perpetuará a sua ligação a esta instituição e é um símbolo da nossa gratidão».

Alfredo Martins, vice-presidente do Centro Social e Paroquial da Benfeita, referiu-se essencialmente a António Martinho, frisando que, «pela sua dinâmica, pela sua persistência, adquiriu o estatuto de passar a figurar nos notáveis desta freguesia, enquanto autarca e responsável da construção desta casa», uma vez que também foi presidente de Junta de Freguesia da Benfeita. «Deixa-nos a nós, um legado de inestimável valor», assegurou.

Paula Dinis, vice-presidente do Município de Arganil, recordou também «o autarca, o responsável pela construção deste espaço que fez a diferença na vida de tantas pessoas», e que, vincou, «foi e é um exemplo a seguir».

A homenagem prosseguiu no Espaço Manuel da Costa, da Editorial Moura Pinto, com a exposição de documentos e escritos sobre a vida e obra dos homenageados e com uma sessão solene. Aqui, José Pinheiro, presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, agradeceu, essencialmente a António Martinho, «por toda a obra feita ao longo dos anos».

Presente no evento esteve o antigo presidente do Município de Arganil e amigo de António Martinho, Rui Silva, que, depois de recordar a «coabitação política» entre os dois autarcas, reconheceu que «as suas preocupações eram imensas e constantes e viveu o exercício do cargo de presidente da Junta com muita intensidade e sentido de missão».

Em representação do homenageado (que marcou presença, mas preferiu não usar da palavra), interveio o seu filho, Daniel Martinho, que agradeceu a consagração efetuada ao pai. «Agradeço também à minha mãe que sempre apoiou o meu pai, a todos que organizaram e vieram participar nesta homenagem, merecida, ao homem solidário, ao amigo, ao dedicado benfeitense que é António Quaresma Martinho», concluiu.

Janeiro 4, 2025 . 11:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right